É comum que uma startup seja desenvolvida para atender uma dificuldade do consumidor ou de vendedores em algum ramo. A TNL – Turbinando Negócios Locais – faz as duas atividades: impulsiona comércios de pequena escala e auxilia o cliente a encontrar produtos de pronta-entrega.
“Quando seu filho está doente, você não quer que o remédio chegue amanhã, você quer para hoje. E as farmácias ainda não funcionam bem com essa velocidade,” explica Sidiney Costa, um dos sócios da TNL.
Com o objetivo de sanar esse problema, Sidiney Costa e seu sócio, Marcelo Gomes, desenvolveram um sistema de geolocalização para farmácias que funcionou tão bem que acabou se expandindo para mais de 150 marcas e inspirando a dupla a desenvolver ainda meu o seu negócio.
Como começou a TNL
Em setembro de 2021, ainda com algumas restrições da pandemia da Covid-19, Sidiney comprou a franquia de farmácia da rede Farmelhor. Contudo, ele conta que a localização do empreendimento era muito ruim e, para que o negócio não viesse a dar prejuízo, pediu ajuda a seu amigo de longa data, Marcelo Gomes. Com experiência em agências de marketing, Marcelo uniu seu conhecimento à veia empreendedora de Sidiney e a dupla desenvolveu uma ferramenta para colocar a unidade da Farmelhor no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, no “mapa”.
Utilizando de serviço de delivery para sair na frente da concorrência local, em duas semanas a farmácia já contratou mais um motoboy para dar conta das entregas. Logo, 67% do faturamento da loja era proveniente do delivery e a dupla percebeu que tinha uma estratégia de negócios valiosa em mãos.
Assim, nasceu a startup TNL – Turbinando Negócios Locais.
Os passos seguintes da dupla foram mostrar para outros empreendimentos de pequeno porte do setor farmacêutico a eficácia da adoção do online. Assim começaram a desenvolver a plataforma Farmácia Perto de Mim para colocar todos aqueles negócios mapeados e torná-los mais conhecidos.
O nome da empresa, inclusive, faz uma alusão às palavras-chave utilizadas em uma busca rápida na internet em busca dos estabelecimentos.
Assim, a razão social da TNL é aumentar as vendas de negócios locais no ambiente online, democratizando um acesso comumente concentrado em grandes players, como a Amazon (AMZO34) ou Mercado Livre (MELI34).
Da Farmácia Perto de Mim para a Petinho de Mim
Com a expertise para impulsionar os negócios, a Farmácia hoje alcança 150 marcas em todo Brasil, em que algumas a facilitadora figura como 80% da fonte de lucro líquido. Alcançando mais de 100 mil pessoas, as vendas geraram para negócios locais cerca de R$ 8 milhões no último ano.
Inspirados na própria fórmula, Sidiney e Marcelo decidiram expandir o negócio para outro setor: PET/VET. Ao longo do ano de 2023, a startup tem focado na divulgação de seu impulsionador de negócios para clínicas veterinárias e pet shops: a Petinho de Mim.
Com esses dois projetos – Farmácia Perto de Mim e Petinho de Mim – de carros chefes, a TNL atualmente conta com 25 a 30 colaboradores, espalhados por todo o país e com jornada de trabalho no modelo home office.
A Petinho de Mim atualmente colabora para uma clínica de grande porte no Rio de Janeiro e para outras três contratantes no estado de São Paulo. Mesmo já chegando à metade do ano, Marcelo e Sidiney seguem ambiciosos: a meta é fechar o mês de dezembro com mais de 100 contratos com veterinárias.
O impulsionamento da Petinho de Mim
Enquanto a Farmácia está restrita a um modelo de negócios B2B (business to business, em que a relação se dá entre os empreendedores e os donos das farmácias), os sócios da startup pensam em inovar esse aspecto na Petinho.
Atualmente o modelo B2B que também abarca o setor PET/VET oferece serviços como:
- Uma agenda automatizada para que clientes mantenham confirmada a presença nos consultórios, evitando que os veterinários tenham uma agenda cheia, mas com muitas ausências ao longo do dia;
- Prestação de serviços de retenção de clientes, com impulsionamento do Google Ads e bom ranqueamento nos mecanismos de busca.
Para o futuro, os planos da dupla é conseguir desenvolver um modelo também B2C (Business to Consumer), gerando uma fidelidade ainda maior com a plataforma. Para isso, a proposta é lançar um programa de assinatura para realização de consultas online de acordo com o marcado na legislação da medicina veterinária.
Além disso, desenvolveram um novo pingente de coleira com QR Code, que guarda as informações do dono do pet e facilita na hora de encontrar o animal perdido.
Startup TNL em números
Ao longo dos seus primeiros dois anos, de 2021 para cá, a startup não precisou de um aporte inicial. Porém, nem todos os profits obtidos pelos donos foram devolvidos de volta para a empresa e assim passaram um bom tempo sem mexer no caixa da empresa.
Agora, com um lucro de R$ 1,30 milhão nos últimos dois anos (uma média de R$ 650 mil por ano), eles já conseguem bancar um corpo de funcionários mais completo e colher os frutos do negócio. Para 2023, o plano é dobrar o faturamento anual.
Para suportar essa positividade, estão os números de conversão em seus negócios. “De todas as pessoas que entram na Amazon, apenas 3% delas compram algo. De todos que entram no nosso site, 30% compram,” Sidiney compara.
Nestes dois primeiros anos, não tiveram um aporte: tudo que receberam foi convertido de volta para empresa. Passaram um bom tempo sem nenhum retirada de caixa – queriam ter todo o financeiro para bancar funcionários bons de programação, comercial e marketing.
“O que me entusiasma como empreendedor hoje, principalmente com a Petinho de Mim, é ver que nós estamos criando produtos e conhecimento para um setor que estamos modificando efetivamente,” conclui o sócio da startup.
Fonte: Suno