O projeto social Onça Pintada desenvolvido pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa – MT) têm como objetivo oferecer atividades de lazer educativas para as crianças e adolescentes do estado. Iniciado em 2011 no município de Colíder, o projeto procura contribuir com o combate ao aliciamento de jovens ao uso e tráfico de drogas, por meio do envolvimento em atividades esportivas e culturais.
Já em 2012 recebeu apoio do Criança Esperança onde foi exibido durante o ano inteiro no Minuto Esperança para todo o Brasil. Em 2017 o projeto foi apoiado novamente pela campanha da Rede Globo.
Dentre os anos de 2011 a 2018, o projeto Onça Pintada atendeu entre 80 a 200 crianças e adolescentes por ano em suas oficinas no município de Colíder. A iniciativa foi lançada em Cuiabá no ano de 2022 e recebeu apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Associação Cultural Em Cena Escola de Artes de Cuiabá. Essa edição atendeu a 50 crianças e adolescentes com atividades de desenho, teatro e palhaçaria.
A ação praticada pela Cufa auxilia no desenvolvimento das crianças enquanto seres sociais, ligando a educação, a cultura e o esporte. Além disso, fornece acesso a atividades que muitas vezes ficam restritas para população mais favorecida economicamente. Dessa forma, gerando oportunidade para que desenvolvam suas potencialidades e fortaleçam valores importantes para a sua formação.
O presidente da CUFA Mato Grosso, Anderson Zanovello, afirma que ações como essa são de suma importância e que continuará buscando possibilitar mais projetos sociais para atender a população com qualidade.
“Eu fui aluna do projeto Onça Pintada nas atividades de skate em 2012. Nessa época, não existia outro lugar no município de Colíder que tivessem práticas de skate, somente na Cufa. Eu sempre tive muita vontade de aprender esse esporte, sempre foi um sonho e por meio do projeto eu consegui aprender. As aulas de teatro também ajudaram muito a melhorar a minha comunicação. Essas atividades me fortaleceram como indivíduo. O projeto me impactou tanto positivamente que quando completei 18 anos fui atrás da Cufa para também colaborar com a organização”, relata a atual presidente da Cufa Cuiabá e coordenadora das mulheres na Cufa, Debora Silva.
Os projetos sociais têm o poder de empoderar o indivíduo, como foi o caso de Débora e várias outras pessoas. Eles podem oferecer oportunidades para as pessoas se expressarem, compartilharem suas histórias e se tornarem agentes de mudança em suas próprias comunidades.
Agora em 2023, com sua 10ª edição, o projeto recebe apoio da marca esportiva Centauro e está atendendo cerca de a 60 crianças e adolescentes em atividades de tênis de mesa.
Os jovens interessados em participar, ou os pais que gostariam de inscrever seus filhos no projeto, devem acessar o site da Cufa MT (https://cufamt.org.br) e buscar pelo banner escrito Oficina de Tênis de Mesa. Ao clicar em inscrever-se o usuário será direcionado para um formulário onde deverá preencher com todos os dados do participante, em seguida é só aguardar um retorno.