A Comgás é considerada a maior distribuidora de gás do Brasil, e não é para menos: são 2.3 milhões de clientes e mais de 150 anos de história para contar. Em 2021, com o objetivo de transformar digitalmente não só a companhia, mas todo o ecossistema de gás natural do país, nasceu o Plugue, a plataforma de inovação da Comgás.
A iniciativa, que começou a ser idealizada durante um dos períodos mais críticos da pandemia no Brasil, tomou corpo e comemorou seu primeiro aniversário em outubro de 2022. Hoje, a iniciativa se sustenta em quatro pilares: Company, para fomentar a cultura de inovação aberta e agilidade na Comgás; Academy, como uma espécie de escola de tecnologia, inovação e energia; Energy, com um centro de pesquisa, prototipação e desenvolvimento de soluções energéticas; e Venture, mapeando, monitorando e investindo em startups com foco em parcerias estratégicas.
Para Letícia Dantas, Head de Inovação Aberta da Comgás, o objetivo da empresa com a criação do Plugue era acelerar a estratégia de crescimento. E tem rendido bons frutos: “Em 2021, realizamos R$ 16 milhões em investimentos, entre as startups e os centros de pesquisa. Para este ano, nosso objetivo é investir mais R$ 12 milhões”, comenta. “Para o setor de gás e energia, esse é um número bem fora da curva.”
A Comgás é considerada a maior distribuidora de gás do Brasil, e não é para menos: são 2.3 milhões de clientes e mais de 150 anos de história para contar. Em 2021, com o objetivo de transformar digitalmente não só a companhia, mas todo o ecossistema de gás natural do país, nasceu o Plugue, a plataforma de inovação da Comgás.
A iniciativa, que começou a ser idealizada durante um dos períodos mais críticos da pandemia no Brasil, tomou corpo e comemorou seu primeiro aniversário em outubro de 2022. Hoje, a iniciativa se sustenta em quatro pilares: Company, para fomentar a cultura de inovação aberta e agilidade na Comgás; Academy, como uma espécie de escola de tecnologia, inovação e energia; Energy, com um centro de pesquisa, prototipação e desenvolvimento de soluções energéticas; e Venture, mapeando, monitorando e investindo em startups com foco em parcerias estratégicas.
Para Letícia Dantas, Head de Inovação Aberta da Comgás, o objetivo da empresa com a criação do Plugue era acelerar a estratégia de crescimento. E tem rendido bons frutos: “Em 2021, realizamos R$ 16 milhões em investimentos, entre as startups e os centros de pesquisa. Para este ano, nosso objetivo é investir mais R$ 12 milhões”, comenta. “Para o setor de gás e energia, esse é um número bem fora da curva.”
Por Marystela Barbosa | Startupi.com