João Monlevade possui mais de um carro para cada dois habitantes. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (18), durante a segunda oficina para a revisão do Plano Diretor, que enfocou o transporte e a mobilidade urbana. A atividade foi ministrada pelo engenheiro civil e especialista em tráfego, Adalton Nascimento. 

Segundo os dados apresentados por Adalton, João Monlevade possui 46.404 carros emplacados, para uma população de 80.903 habitantes. Para ele, ‘quanto mais pessoas optarem pelo transporte público, menos congestionamentos haverá nas ruas. Usar carro somente quando for necessário pode ser uma saída para descomplicar o trânsito na cidade’. Durante o evento, o engenheiro mostrou apontamentos para melhorar o trânsito, como medidas para acessibilidade, ações que ampliam e aprimoraram o sistema de transporte público e de carga e descarga, além do incentivo ao uso de outros meios de locomoção, como as bicicletas.

O Plano Diretor é a lei que regula o ordenamento urbano municipal, incluindo as edificações e os transportes. A revisão é executada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Seu responsável, o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante), representando o prefeito Laércio Ribeiro (PT) na oficina, reforçou a importância da participação popular nas etapas para elaboração do novo documento: ‘O lugar de debater é aqui e o momento é agora. O tema é importantíssimo e João Monlevade precisa evoluir muito na questão do transporte público e da mobilidade urbana. Nós crescemos muito, mas de forma desordenada. O que estamos discutindo é justamente essa ordenação. Por isso a contribuição de toda comunidade é primordial’.

Presente no encontro, o vereador Revetrie Teixeira (MDB), que está cadeirante, elogiou o debate e sugeriu mais ações que permitam a acessibilidade dos deficientes físicos: ‘Muito pouco se fala do deficiente físico. É preciso pensar e construirmos juntos mais ações que visem a acessibilidade e mobilidade a todos. Não é só apresentar problemas, é discutir. Por isso a Câmara está aqui’.

A participação dos parlamentares foi reforçada pelo presidente da Casa, vereador Fernando Linhares (União Brasil): ‘Oficinas são importantes para determinar, pautar e ajudar a construirmos diretrizes de como imaginamos a cidade para o futuro. É importante esta participação em conjunto dos poderes Legislativo, Executivo e sociedade civil organizada para trazermos ideias e inovações para o trânsito. É preciso que façamos o estudo principalmente desses novos loteamentos, pensar na acessibilidade do nosso município. A Câmara está de portas abertas para trabalhar o quanto antes para aprovar e propor melhorias no conjunto do Plano Diretor’.

Para realização da revisão do Plano Diretor estão previstas várias ações, como reuniões técnicas, audiências públicas e consultas com a comunidade. Na próxima quarta-feira (25), mais dois temas serão abordados em oficinas temáticas: habitação e cidades inteligentes e desenvolvimento sustentável. Para participar é preciso inscrição prévia no site da Prefeitura de João Monlevade. A comunidade também pode participar da revisão do Plano Diretor de forma online, acessando o portal.