Comunidade, entretenimento, voz e negócios: entenda o fenômeno do app de conversas em áudio.

Nas últimas semanas a internet foi tomada de assalto por um misterioso e novo aplicativo de comunicação chamado Club House. É impossível trafegar pelas redes sociais sem ver ou ler alguma menção do aplicativo.

Em questão de dias o aplicativo criado em Março de 2020 já possuía mais de 600 mil usuários, em um mês saltou para 2 milhões de usuários ativos. 

O Clube House é, sem dúvida, o aplicativo do momento. Trata-se de uma rede social de conversa em áudio ao vivo. Ele promete reunir os influenciadores, celebridades e fãs em salas para debater ou “trocar cartas” sobre algum assunto. 

O aplicativo foi elogiado por sua simplicidade e sua capacidade de facilitar a comunicação com a comunidade; além de discussões reais, mas a questão para os profissionais de comunicação é se essa plataforma deve estar no radar dos esforços para atrair o público. 

É claro que a resposta para essa pergunta depende muito do negócio em que será aplicado a estratégia, aqui estão  os prós e contras da plataforma, como ela funciona e qual pode ser o potencial para o seu negócio .

O que é o Clube House

O Clubhouse é um aplicativo social apenas de áudio que permite às pessoas hospedar salas de bate-papo nas quais todos os usuários podem participar. 

Você pode ouvir ou ser chamado como participante do chat, mas a premissa central é que se trata de uma club virtual, com cada discussão acontecendo em uma sala diferente dessa casa.

Você navega pelas discussões que acontecem em cada sala, onde também pode ver quem mais está participando de cada uma, e entra e sai dos chats de acordo com seus interesses

É uma premissa bastante simples, e o Clubhouse se beneficiou significativamente do grande viral em torno do aplicativo, o que resultou em vários influenciadores e celebridades participando nas salas do Clubhouse, atraindo imediatamente muitas pessoas.

O maior deles foi o fundador da Tesla Elon Musk, cuja recente aparição no Clubhouse quebrou o limite de 5.000 pessoas para uma sala , e viu os usuários criando salas de escuta secundárias e transmissões ao vivo em outras plataformas para acompanhar a conversa. O Clubhouse também hospedou uma leitura ao vivo do musical “O Rei Leão” , enquanto até o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, recentemente se juntou a um bate – papo no Clubhouse. 

O aplicativo é atualmente apenas para convidados, com cada usuário podendo convidar apenas dois amigos. O Clubhouse também não tem um aplicativo Android , que está em desenvolvimento.  

Anatomia do fracasso em Meerkat

É inegável a eficácia da estratégia de crescimento do ClubHouse e como a empresa tem sido capaz de alcançar novos usuários. 

Em muitos aspectos, a expansão do Clubhouse é semelhante ao surgimento do streaming em 2015. Naquela época, o  aplicativo de transmissão ao vivo Meerkat viu um aumento repentino em meio tráfego de influenciadores que adotaram a plataforma da noite para o dia. 

O Meerkat atingiu um crescimento de 2 milhões de usuários , até que o Twitter introduziu o Periscope, usando sua escala e inteligência de dados para atingir mais usuários. Isso interrompeu o crescimento do Meerkat e, eventualmente, “forçou” o aplicativo a sair do mercado.

A semelhança entre o crescimento repentino do Meerkat e do ClubHouse são  evidentes. A empresa corre um risco, à medida que cresce, de ser absorvida por outra grande plataforma e se tornar obsoleta. 

Problemas de moderação

O Clubhouse também foi examinado por questões de moderação e problemas com sua capacidade de lidar com o racismo e o assédio. Como a discussão está acontecendo ao vivo, isso pode tornar cada vez mais difícil de gerenciar, especialmente em escala, e no momento, o Clubhouse não tem as ferramentas disponíveis para gerenciá-la. 

O Clubhouse diz que está trabalhando para melhorar a descoberta de conteúdo e a segurança do usuário , por isso está bem ciente dessas questões. 

Marketing viral

Uma das grandes qualidades do ClubHouse é reunir a comunidade a grandes líderes e sua capacidade em levar grandes ideias à comunidade. O nicho das salas proporciona um ambiente plural de ideias e com potencial de ser uma plataforma de informações relevantes. 

O Social Media Examiner relatou que alguns advogados, por exemplo, conseguiram atrair novos clientes por meio do Clubhouse, compartilhando seus conhecimentos em salas dedicadas, enquanto as marcas até começaram a patrocinar algumas discussões do Clubhouse e compartilhar ideias de negócios no aplicativo.

O Clubhouse diz que também está investindo em várias novas opções, incluindo assinaturas, gorjetas e vendas de ingressos para discussões no aplicativo. Tudo isso pode ter um potencial significativo para criadores individuais e bate-papos de marca.

Uma das grandes novidades da sala são as conversas patrocinadas por marcas, porém a plataforma manifestou interesse em formalizar a publicidade interna com um ADS próprio e incentivo a criação de conteúdo.