quinta-feira,21 novembro, 2024

Clínica de medicina estética oferece procedimentos com alta tecnologia em Cuiabá

A todo momento novos equipamentos são criados e melhorados em prol da beleza. As clínicas estéticas presentes no mercado oferecem inúmeros tipos de tratamentos para as mais diversas necessidades de homens e mulheres. A tecnologia se faz presente em todos eles.

A ME Clinic Medicina Estética Avançada chega na capital mato-grossense oferecendo uma gama de procedimentos estéticos. O espaço é resultado de uma parceria entre o empresário Márcio Mauad e Eduardo Mauad, médico especialista em estética facial e corporal.

Eduardo relata que sempre foi apaixonado por arte e diz enxergar a medicina estética dentro desse segmento. Foi essa paixão pela arte que o influenciou a seguir por essa área.

A clínica recém-inaugurada também oferece atendimento com a Dra. Mônica Gomes, dermatologista e tricologista especialista em medicina capilar avançada. Mônica afirma que sempre teve o sonho de ser médica e que a dermatologia sempre foi o seu campo de atuação dos sonhos. “Dentro da dermatologia me identifiquei com a área capilar, que é a tricologia. Eu me apaixonei pelo transplante capilar. Já trabalhei em Pronto Socorro e essa experiência me ajuda muito na realização das cirurgias capilares”.

De acordo com o Dr. Eduardo, o objetivo da clínica é promover um espaço médico com propostas e conceitos diferenciados, buscando sempre a felicidade dos pacientes.

Foto: Rebeca Paes

Mas afinal, o que é tricologia?

A tricologia é uma especialização dentro da medicina dermatológica que estuda sobre os problemas que acometem os cabelos e o couro cabeludo. Um dos procedimentos mais inovadores e tecnológicos realizados na ME Clinic é o transplante capilar. A Dra. Mônica, que possui uma clínica em Brasília, mas também atende em Cuiabá e São Paulo, explica a técnica utilizada. “Aqui nós utilizamos a técnica Follicular Unit Extraction (FUE). Nesse método os folículos capilares são extraídos diretamente da zona doadora por meio de múltiplas pequenas incisões e depois implantados novamente fio a fio. É uma cirurgia mais demorada, podendo durar de 8 a 12 horas, no entanto, ela é menos invasiva e entrega um resultado muito melhor”, afirma.

A especialista relembra que a alguns anos, a técnica popularmente utilizada era a Follicular Unit Transplantation (FUT). Na qual os cirurgiões plásticos retiravam uma faixa de tecido do couro cabeludo do próprio paciente e a implantavam onde era necessário. Essa era uma cirurgia bastante invasiva e deixava uma cicatriz nada agradável. Hoje, graças aos avanços na medicina, é possível fazer diferente.

Segundo a tricologista, com a nova técnica a cirurgia cicatriza rápido e os fios nascem com mais naturalidade. O pós-operatório é não oferece complicações e o paciente recebe alta no mesmo dia. No dia seguinte ele retorna ao consultório para que a médica explique sobre os cuidados com a higienização dos próximos dias.

“Hoje o brasileiro não precisa mais sair do país para fazer os transplantes capilares, a mesma técnica utilizada fora é utilizada aqui. Além disso, ele terá um acompanhamento médico no pós-operatório, coisa que não aconteceria se a cirurgia fosse feita fora”, diz Mônica.

Foto: Rebeca Paes.

Um dos equipamentos utilizados para a realização do transplante capilar é o tricoscópio, um aparelho que chega a aumentar 60 vezes a possibilidade de visão do fio, permitindo que a dermatologista veja desde a haste, bulbo e até qualidade do fio. Com o tricoscópio é possível identificar várias patologias capilares. “Ele é um dos equipamentos mais modernos que existe no campo da tricologia. Antes do transplante eu faço toda essa avaliação no paciente, para saber o que operar ou não”, explica.

O conceito de beleza

O Dr. Eduardo Mauad conta que muitas vezes os pacientes chegam ao seu consultório buscando uma mudança em específico, mas em alguns casos, o que lhe traria real satisfação é outra coisa. “Criou-se um padrão dentro da harmonização facial em que a mandíbula tem que ter uma angulação x, o queixo uma posição certa, a proporção da face tem que ser igual, os lábios precisam ser grandes, a orelha tem que ser mais colada, sobrancelha tem que ser arqueada entre outras características. Tentam padronizar isso para todos, eu não penso dessa forma. Acho que a beleza vai além disso. A técnica full face é pensada justamente para isso, para olharmos o rosto como um todo e analisarmos o que realmente precisa ser mudado”.

O full face trata-se de um procedimento que trabalha toda a face. Eduardo explica que quando o paciente chega na clínica, eles conversam com o intuito de entender se aquela característica a ser mudada é realmente um problema ou se trata de algum trauma de infância, por exemplo. Após uma longa conversa, se ficar decidido que realmente é isso, o profissional inicia o processo que melhor se adequar conforme o rosto em questão. Segundo ele, o mais importante é conseguir entender a mensagem que o paciente está passando para conseguir entregar um bom resultado.

Outro tratamento frequentemente procurado pelo público é a remodelação de glúteo. Dentro da remodelação são trabalhados quatro procedimentos, que são: projeção, contorno, flacidez e tratamento de celulite. Os resultados são imediatos, no entanto, o paciente consegue perceber um efeito melhor a partir de 30 a 40 dias.

Ambos os profissionais, Dr. Eduardo e Dra. Mônica, afirmam que a tecnologia impacta imensamente na qualidade do trabalho oferecido por eles, tanto no setor empresarial quanto no setor médico. Para eles, a tecnologia ajuda a aumentar a produtividade e facilita o contato com os pacientes.

“Um exemplo. Se pensarmos em alguns anos atrás, os prontuários eram feitos apenas em papel. Às vezes o paciente quer tirar uma dúvida ou pedir alguma receita, mas você não consegue se lembrar e nem resgatar aquela informação porque estava no papel. Isso dificultava muito. Todos os procedimentos que realizamos aqui na ME precisam de uma atenção no pós-operatório. Nós temos um software que foi pensado exclusivamente para nós. Utilizamos o prontuário eletrônico, eles ficam disponíveis na nuvem de todos os dispositivos da clínica. Se um paciente quiser tirar uma dúvida, eu consigo acessar o prontuário dele em qualquer lugar. Consigo emitir receitas, tirar dúvidas, checar históricos. Isso é muito importante porque, dessa forma, conseguimos oferecer um suporte apropriado”, relata o médico.

Além disso, é possível projetar as imagens dos procedimentos na tela para que os pacientes possam vê-las e entender o que será feito.

“Às vezes o paciente chega aqui sem muita informação e nós gostamos de explicar certinho os tratamentos e como aquilo trará um benefício para ele”, finaliza Eduardo Mauad.

Foto: Rebeca Paes.

A tecnologia no ramo da estética é uma das inovações mais desenvolvidas nos últimos tempos. Podemos observar que, se tratando de medicina estética, o Brasil se encontra em uma boa colocação. Resultando em boas soluções para os problemas faciais e corporais que mais afligem a população brasileira.

Por: Victória Oliveira.

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

LEIA MAIS

Recomendados