Um evento no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio, na próxima terça-feira (14), marca o lançamento do Climate Hub, um centro de estudos criado para atuar especificamente na área de clima e meio ambiente, por meio de uma iniciativa da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos. A ação conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O lançamento conta com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; de Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República e ex-ministro das Relações Exteriores; Juma Xipaia de Carvalho, secretária nacional de articulação e promoção de direitos indígenas do Ministério dos Povos Indígenas e Eduardo Cavaliere, secretário municipal da Casa Civil.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas pelo site do Columbia Global Centers. Até a última atualização desta reportagem, os ingressos estavam esgotados, mas era possível se cadastrar em uma lista de espera. Os painéis vão discutir desafios em meio ambiente, clima, sustentabilidade e saúde pública.
Também participam Alex Halliday, reitor da Escola do Clima da Universidade de Columbia; Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio; Dra. Wafaa El-Sadr, vice-presidente executiva da Columbia Global; Daniel Zarrilli, conselheiro especial para clima e sustentabilidade na Universidade de Columbia e ex-conselheiro chefe de políticas climáticas da prefeitura de Nova York.
Cooperação
O objetivo do Climate Hub é promover uma cooperação da Universidade de Columbia com o país. Além do intercâmbio de conhecimento, o Climate Hub oferecerá bolsas de estudos para pesquisadores e cientistas brasileiros, para desenvolvimento de projetos no país e também na sede da instituição, em Nova York.
O Climate Hub será uma entidade dentro do Columbia Global Center Rio, um dos 10 centros globais de estudos, pesquisas e incentivos acadêmicos da Universidade de Columbia, atuando como um centro regional dedicado para iniciativas educacionais e pesquisas brasileiras na área de clima e meio ambiente.
O centro possibilitará colaboração e divulgação mais efetivas entre líderes locais no Brasil e a comunidade científica global.
O Hub será um polo de conhecimento, pesquisa e inovação para atrair talentos relacionados ao estudo de todos os aspectos das mudanças climáticas no Brasil.
Evento de lançamento do Climate Hub – Columbia Global Center Rio
Data: 14 de março
Local: Museu do Amanhã, Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro
Agenda:
14h30: Lançamento oficial do Climate Hub
- Dra. Wafaa El-Sadr, vice-presidente executiva da Universidade de Columbia;
- Alex Halliday, decano da Columbia Climate School;
- Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio de Janeiro.
14h50: Apresentação de autoridades do governo federal
- Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas;
- Celso Amorim, embaixador e assessor especial da Presidência.
15h10: Painel I – Cooperação Internacional em Mudanças Climáticas: Perspectivas da Saúde Pública, Florestas e Direitos Indígenas
- Walter Baethgen, cientista sênior de pesquisa da Columbia Climate School;
- Juma Xipaia de Carvalho, secretária nacional de articulação e promoção de direitos indígenas do Ministério dos Povos Indígenas;
- Rudi Rocha, professor da Fundação Getúlio Vargas;
- Murugi Ndirangu, diretora do Columbia Global Center de Nairóbi, Quênia.
16h20: Coffee Break
16h40: Painel II – Dilemas da Sustentabilidade Urbana: Cidades na Era da Crise Climática
- Tainá de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente e Clima;
- Daniel Zarilli, conselheiro especial para Clima e Sustentabilidade na Universidade de Columbia;
- Natalie Unterstell, presidente do Talanoa Institute;
- Thiago Nascimento, fundador do LabJaca.
17h50: Considerações finais
- Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro;
- Thomas Trebat, diretor dos Centros Globais da Columbia | Rio de Janeiro.
18h: Recepção aos participantes
Fonte: G1