Projeto priorizou empreendimentos que possuem pontos físicos de atendimento, como forma de valorizar os investimentos e permitir que a população conheça estes locais
Durante 15 dias o primeiro Circuito Gastronômico “Temperos do Cerrado” fortaleceu 18 pequenos negócios alimentícios com a criação da rota gastronômica, em Lucas do Rio Verde. A ação promovida pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), em parceria com a Prefeitura, fomentou a cultura e o turismo gastronômico local.
Nesta primeira edição, o foco foi fortalecer empreendimentos que possuem pontos físicos, como forma de valorizar os investimentos e permitir que a população conheça estes locais. O Circuito Gastronômico também incentivou os empresários a inovar em seus negócios e criar melhores ambientes para os clientes.
Conforme a analista de Negócios dos Sebrae/MT em Lucas do Rio Verde, Célia de Souza Costa Mascarenhas, além de inovação no cardápio e nos processos, por meio da consultoria, os empresários também puderam aprender estratégias de negócios e de precificação para garantir melhores lucros.
“Tiveram a possibilidade de trabalhar a parte de boas práticas, como construir o preço do produto, ficha técnica, tudo voltado a obter bons resultados. Este é o propósito do Sebrae, fortalecer os empreendedores e os preparar para enfrentar possíveis adversidades”, falou.
Segundo a analista, os empresários obtiveram bons resultados durante a ação. “Recebemos muitos feedbacks dos empresários relatando que os pratos tiveram boa acessibilidade e que os clientes gostaram muito da experiência. A ideia é fechar novas parcerias para os próximos anos. E em continuidade ao projeto, pretendemos alcançar mais empresas e também atuar em outros segmentos, tudo para favorecer o turismo e a cultura da nossa cidade, e, consequentemente melhorar a economia local e a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.
A secretária municipal de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde, Luciana Bauer, avaliou que a realização do 1º Circuito Gastronômico Luverdense “Temperos do Cerrado” superou as expectativas, o que é reflexo da união de esforços de diversos setores do município.
“O projeto foi um sucesso em sua primeira edição, o resultado foi muita criatividade na produção de pratos que refletiram em uma identidade luverdense, e, de fato, o talento da gastronomia local se sobressaiu e as produções superaram as expectativas. O objetivo principal é celebrar a gastronomia e todo o seu impacto na economia local, não só impulsionar as receitas dos restaurantes e bares participantes, mas também proporcionar à comunidade a oportunidade de experimentar a nossa culinária autêntica, sendo acessível e de alta qualidade”, disse.
A secretária destacou que a parceria com o Sebrae/MT e a Prefeitura reforça o compromisso em apoiar iniciativas que promovam o crescimento econômico. “Isso mostra a importância do Sebrae em nosso município na soma de esforços para o atendimento dos diversos aspectos relativos ao desenvolvimento do turismo na cidade, adotando de forma estratégica o apoio de projetos, a exemplo deste circuito”.
Lista de restaurantes participantes:
1 – Grano Santo Padaria Artesanal
2 – Jardim Restaurante e Petiscaria
3 – Restaurante Portal do Peixe
4 – Espetinho do Léo
5 – Le Bruto Hamburgueria Artesanal
6 – BH Beer Conveniência
7 – Villa General Gastrobar
8 – Tchê Lanches
9 – R9 Choperia e Bar
10 – Empório Gourmet
11 – Restaurante Cantina do Sul
12 – Chopp Choperia Bar
13 – Restaurante Camu Camu
14 – Choperia Palmitense
15 – Macanudo Lanchonete
16 – Restaurante Romancini
17 – Sushi Online House
18 – Pizzaria Dom Rodrigo
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT