Artigo publicado por pesquisadores do Canadá e da Itália descreve visualização da função de onda de dois fótons emaranhados
Cientistas da Universidade de Ottawa, no Canadá, e da Universidade Sapienza de Roma, na Itália, desenvolveram uma técnica inovadora que permite a visualização da função de onda de dois fótons emaranhados. O estudo, já revisado por pares, foi publicado na Nature Photonics.
A técnica se baseia em uma tecnologia avançada de câmeras e demonstra uma maneira rápida e eficiente para reconstruir o estado quântico completo de partículas entrelaçadas — que se assemelham ao formato do símbolo Yin-Yang, da filosofia chinesa.
Para explicar o conceito de emaranhamento, usa-se a analogia de um par de sapatos. No momento em que você identifica um sapato, automaticamente se sabe a natureza do outro, seja o correspondente ao pé esquerdo ou direito, independentemente de sua localização no Universo.
No caso da função de uma onda, esse princípio permite aos cientistas quânticos prever resultados prováveis de várias medições de uma entidade quântica, por exemplo, posição, velocidade, etc.
Até o momento, porém, as técnicas experimentadas para se conhecer a função de onda de um sistema de partículas emaranhadas (que possuem fortes correlações não locais) exigiam mais tempo e sensibilidade das configurações.
“Este método é exponencialmente mais rápido que as técnicas anteriores, exigindo apenas minutos ou segundos em vez de dias. É importante ressaltar que o tempo de detecção não é influenciado pela complexidade do sistema — uma solução para o desafio de longa data de escalabilidade na tomografia projetiva”, explicou um dos coautores do artigo, Alessio D’Errico, pós-doutorado na Universidade de Ottawa.
Fonte: CNNBrasil