Pesquisadores do Instituto de Ciências Aplicadas Fraunhofer-Gesellschaft (IZM), na Alemanha, desenvolveram um sensor sem fio capaz de monitorar temperatura, pressão, umidade, distância e a intensidade de luz em uma única plataforma eletrônica e compacta.
Segundo os cientistas, esse sistema tudo-em-um combina sensores e atuadores em um mesmo dispositivo para facilitar o monitoramento de condições climáticas e meteorológicas, ao mesmo tempo em que economiza tempo e recursos de processamento durante o período de análise dos dados.
“O novo sensor também pode ajudar a diminuir o tempo gasto com procedimentos de manutenção de máquinas, ou intervir mais rapidamente na substituição de peças quebradas sem que toda a linha de produção precise ficar parada”, explica o professor de microeletrônica Samer Al-Magazachi, autor principal do estudo.
Sensor sem fio
Na primeira fase do trabalho, os pesquisadores se concentraram no desenvolvimento de uma plataforma de hardware modular que pudesse ser aplicada em diversas situações diferentes. Uma bateria recarregável foi integrada ao sistema para torná-lo totalmente sem fio.
Sensores adicionais foram introduzidos na plataforma para medir variáveis como pressão atmosférica e quantidade de luminosidade. O dispositivo também possui um detector de movimentos, um radar acoplado e um monitor de estresse, permitindo que ele possa ser utilizado em aplicações completamente diferentes.
“Nós também acrescentamos uma tecnologia de rádio conhecia como LoRa, um padrão que permite a transmissão de conjuntos de dados por grandes distâncias utilizando uma quantidade mínima de energia. Um aplicativo multiplataforma ajuda a capturar, visualizar e armazenas informações de forma amigável e intuitiva”, acrescenta Al-Magazachi.
Aplicações no mundo real
Segundo os cientistas, a nova plataforma multitarefa também pode ser usada para controlar motores em um sistema móvel, rastrear o tempo de voo, medir a qualidade do ar e a pressão atmosférica. Além disso, sua interface — originalmente projetada para desktops — foi adaptada para funcionar em tablets e celulares, permitindo uma conexão via Bluetooth.
Como possui um design modular e opções múltiplas de configuração, os pesquisadores acreditam que outros sensores possam ser agregados ao sistema, permitindo a análise de produtos químicos em tempo real, ou a implantação em dispositivos de detecção já existentes.
“O próximo passo será tornar a plataforma ainda mais inteligente, integrando recursos de robótica para análise de forma autônoma e segura, tornando esses sensores mais confiáveis, robustos, versáteis e flexíveis para serem usados conforme a demanda, eliminando a fragilidade de um sistema único e centralizado”, encerra o professor Samer Al-Magazachi.