O sistema utiliza uma célula solar flexível e um dispositivo eletrônico, que juntos criam roupas que permitem ao corpo se adaptar às mudanças na temperatura ambiente
Pesquisadores da University of British Columbia criaram roupas inteligentes movidas a energia solar e que funcionam como termorreguladoras bidirecionais. Ou seja, as roupas conseguem esquentar ou esfriar de acordo com a necessidade do usuário.
Segundo a pesquisa, liderada pela cientista Ziyuan Wang e publicada na revista Science, o sistema utiliza uma célula solar flexível e um dispositivo eletrônico, que juntos criam roupas que permitem ao corpo se adaptar às mudanças na temperatura ambiente.
Os cientistas afirmam que o sistema poderá ser integrado a roupas convencionais. Uma vez adicionado, o dispositivo pode fornecer 10,1°C de resfriamento, funcionando como um ar condicionado pessoal. O sistema também consegue manter o corpo 3,2°C mais quente quando necessário.
A inovação também consegue proporcionar 24 horas de uso. Para isso, é necessário carregar o dispositivo com 12 horas de luz solar.
A tecnologia “abre muitas possibilidades para o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento térmico ativamente controlados, autoalimentados e vestíveis, e para a expansão da adaptação humana a ambientes hostis”, escrevem os pesquisadores.
“É possível imaginar um futuro de gestão térmica em todas as condições meteorológicas que não seja limitado por um fornecimento de energia solar e onde a energia extra recolhida possa até alimentar dispositivos eletrônicos em condições especiais”, diz o estudo.
Fonte: Epoca Negocios