Neste mês de abril, o Hackacity Guará deu início às aulas da nova turma da Incubadora de Projetos, com realização de mentorias toda segunda-feira na Administração Regional do Guará. Com o intuito de transformar vários setores da sociedade com participação ativa em uma Cidade Inteligente, o programa oferece capacitação gratuita às pessoas com visão empreendedora de futuro e em busca de colocar seus projetos em prática.
Com os objetivos alinhados à Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, o Hackacity oferecerá a incubação durante seis meses, com suporte essencial para o desenvolvimento de suas ideias e transformação em empreendimentos sólidos. Os alunos têm acompanhamento com sugestões de melhorias dos projetos.
“Para transformar o Guará em uma cidade inteligente, é preciso que as iniciativas da própria população sejam consideradas e incentivadas. Este é o objetivo da incubadora Hackacity: identificar projetos inovadores e viabilizá-los. Esses projetos podem, no futuro, fazer uma grande diferença na vida das pessoas e no desenvolvimento da cidade”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman.
Transformação que impacta diversos setores no DF
Ao conectar-se com especialistas de mercado, consultores, empreendedores e acadêmicos experientes, os incubados podem ampliar sua rede de contatos e potenciais colaboradores ou investidores, com networking estratégico. Os alunos são inseridos no ecossistema de empreendedorismo do HackaCity, tendo acesso a profissionais de referência, potenciais parceiros e uma rede de contatos.
“Os projetos são essenciais para outros empreendedores, pois impulsionam e estimulam pequenos negócios inovadores, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. Em especial, destacamos os projetos sociais realizados no Guará, que ajudam a reduzir desigualdades, promovem a cidadania, a conscientização social e a transformação coletiva”, destaca o administrador do Guará, Artur Nogueira.
Marcelo Palmeira, CTO da Sector, uma startup que se desenvolveu durante edições anteriores da Incubadora Hackacity, atua nessa empresa que inicialmente foi um projeto de análise de doenças e pacientes crônicos. Durante a incubação, junto aos sócios, criou um sistema de análise de dados que consegue prever a intercorrência de doenças em pacientes crônicos com até um ano de antecedência.
Além da contribuição na área de Saúde, a startup Sector leva inovação e tecnologia. “Já tínhamos ideia do projeto, mas o Hackacity nos trouxe mais opções, caminhos e brainstorming com outras pessoas que também estavam desenvolvendo startups. Foi muito proveitoso para o crescimento, maturação e aperfeiçoamento do nosso projeto. As edições do Hackacity trouxeram pontos interessantes de conversação e aprendizado para nós e outras empresas fantásticas”, afirma Marcelo.
Como funciona a Incubadora de Projetos?
A Incubadora de Projetos visa catalisar a criação de novos negócios em diversos setores da economia, promovendo a colaboração entre os participantes do cenário empresarial e empreendedor no Distrito Federal, especialmente aqueles residentes na cidade do Guará que estão iniciando, desenvolvendo ou consolidando empreendimentos.
O Hackacity Guará é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal – Codese-DF, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Administração do Guará, e fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.
SERVIÇO
Local das aulas: Auditório da Administração Regional do Guará, QE 25 do Guará II
Período das mentorias: Abril a Julho de 2024
Informações: https://hackacity.com.br/
Fonte: Proativa Comunicação