sexta-feira,22 novembro, 2024

Cidade inteligente: Administração e governança fazem de Santa Catarina um Estado mais eficiente

Nas cidades inteligentes são aplicados processos inovadores que promovem melhoria contínua da qualidade de vida dos cidadãos Visando à automação e à sustentabilidade de diversas áreas, como mobilidade, segurança, educação e saúde, o principal objetivo de uma cidade inteligente é a melhoria no desenvolvimento humano e social, proporcionando assim o aumento da qualidade de vida dos cidadãos que ali residem. Esses benefícios são proporcionados por meio do emprego de tecnologia e automação nos diversos processos do dia a dia.
Porém, para uma cidade ser definida como inteligente não é necessário apenas o uso da tecnologia aplicada aos processos, é preciso também uma gestão eficiente, fazendo mais resultados com menos recursos financeiros. Além disso, as práticas de sustentabilidade também são medidas que devem ser seguidas, pois a preservação dos recursos naturais é extremamente importante para as futuras gerações.
Dessa forma, podemos dizer que as cidades inteligentes, ou as smart cities, como são conhecidas, são centros urbanos que conseguem alinhar os avanços tecnológicos ao progresso social e ambiental, através das tecnologias digitais e disruptivas.
Na capital
Em Florianópolis, a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) desenvolveu uma ferramenta que está auxiliando a Secretaria de Educação a ser mais eficiente e, por consequência, tornar a administração da cidade mais inteligente. A Plataforma de Educação facilita acesso e compartilhamento de informações.
Por meio do “Ambiente de Gestão da Educação de Florianópolis”, estão reunidas, de forma virtual, todas as informações relacionadas ao ensino do município e bases de dados. Dessa forma, a plataforma reúne 15 bases de dados, a exemplo do Censo Escolar, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A plataforma, também conhecida como Ambiente de Inteligência, é uma inovação na gestão pública, pois amplia o acesso e o compartilhamento de informações e a análise de dados em tempo real. Os indicadores públicos são importantes para identificação de setores a serem aperfeiçoados.
Com a ferramenta, será possível a integração de dados das diferentes áreas. Segundo o presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Mauro Fiúza, a ferramenta possibilitará a concentração dessas informações. “Com as bases de dados reunidas em uma única plataforma, o gestor tem acesso à informação de maneira mais ágil e eficiente. Assim, poderá tomar decisões mais assertivas no dia a dia”.
O Ambiente de Gestão da Educação de Florianópolis será utilizado pelos gestores do órgão central da Secretaria Municipal de Educação. Estão reunidos na plataforma os sistemas de gestão administrativo-financeira, gestão de pessoas, gestão escolar e gestão de almoxarifado.

Acesse o site da Fepese e saiba mais.

Fonte: Jornal Floripa

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados