sexta-feira,22 novembro, 2024

ChatGPT no mercado financeiro: conheça 6 usos da ferramenta no setor

Ainda é cedo para prever o impacto que a tecnologia do ChatGPT terá em diferentes indústrias. Com o setor financeiro, não é diferente. Mas enquanto alguns são céticos quanto à capacidade do recurso de revolucionar o setor, a aposta de outros especialistas é que a IA possa ser usada como uma ferramenta de aumento de produtividade no mercado financeiro.

“O ChatGPT vai automatizar tarefas específicas nas quais os trabalhadores estão envolvidos hoje, para que possam se concentrar em atividades de maior valor”, afirma Dylan Roberts, sócio e diretor da KPMG, em entrevista ao Business Insider.

Confira 6 usos em potencial do ChatGPT na área financeira:

  1. Pesquisas e negociações financeiras
    O ChatGPT pode ser uma poderosa ferramenta de pesquisa para bancos de investimento, afirma Roberts. A IA pode coletar e analisar grandes quantidades de dados de clientes e fazer sugestões a partir deles, como identificar empresas que precisarão levantar capital ou são prováveis ​​candidatas a aquisições.

Na gigante de private equity EQT, o ChatGPT está transformando a maneira como a empresa encontra negócios em potencial, de investimentos de capital de risco a aquisições adicionais úteis para empresas de portfólio existentes.

“Os algoritmos e as máquinas não substituirão os seres humanos. Acreditamos que se trata do seguinte: os seres humanos com algoritmos superarão os humanos que não os possuem”, disse Alexandra Lutz, gestora da ferramenta Motherbrain, plataforma interna de IA da EQT.

A Motherbrain foi lançada em 2016 e é usada para identificar potenciais investimentos e aquisições, bem como monitorar o pipeline de negócios existentes da empresa.

  1. Atendimento ao cliente
    Os chatbots de atendimento ao cliente são os candidatos mais óbvios a serem aprimorados pelo ChatGPT, pois podem fornecer interações mais empáticas e humanas, além de solucionar problemas com maior eficiência e menos instâncias de encaminhamento do cliente para um ser humano.

Os chatbots de primeira geração geralmente fazem os clientes passarem por rodadas de perguntas de múltipla escolha, apenas para serem redirecionados a um representante humano.

A dúvida ainda está em saber se o ChatGPT poderia fazer um trabalho bom o suficiente para eliminar as posições humanas.

  1. Gestão de patrimônio e planejamento financeiro
    O ChatGPT também pode ser usado para ajudar um gerente financeiro a melhorar sua análise sobre as finanças de seus clientes. Apresentar o patrimônio de um cliente de maneira fácil é um ponto fraco em muitos aplicativos atuais, observa Charles Hearn, diretor de tecnologia da fintech Alloy.

“Qualquer pessoa poderia ter um gerente financeiro pessoal que usasse o ChatGPT, ou algo parecido, para dizer: ‘Quanto posso gastar? Quanto dinheiro disponível eu tenho?'”, afirma Hearn. “Esse tipo de coisa é algo que ainda não descobrimos no setor de serviços financeiros, mas seria realmente poderoso”, defende.

  1. Cibersegurança
    A confirmação de identidade — processo de determinar se um cliente é quem diz ser — é uma função crítica nos bastidores do setor de finanças, que poderia ser aprimorada pelo ChatGPT. Uma empresa poderia autenticar a identidade de um cliente verificando registros como endereços de cobrança ou comparando locais de transações comuns.

“Se pudermos passar informações suficientes para essa pessoa no banco, provavelmente poderemos passar informações suficientes para um modelo de aprendizado de máquina como o ChatGPT”, explica Hearn.

No entanto, dada a sensibilidade das informações, ainda não é possível saber quão seguro é o fornecimento de dados para chatbots. Empresas como Microsoft e Amazon alertaram seus funcionários contra o fornecimento de informações confidenciais, com a preocupação de que os dados possam ser usados ​​em modelos futuros ou compartilhados com outras pessoas.

  1. Serviços bancários personalizados
    O ChatGPT pode ser usado para elevar a personalização nos bancos digitais, melhorando a experiência do cliente.

“Os bancos já têm jornadas de clientes personalizadas, mas são principalmente baseadas em regras e adaptadas para determinados segmentos”, observa Peter-Jan Van de Venn, vice-presidente global de digital banking da consultoria Mobiquity. “Um banco pode usar o ChatGPT para fornecer recomendações personalizadas de produtos com base nas transações anteriores, portfólio de investimentos ou dados sociais de um cliente”, acrescentou.

Da mesma forma, o ChatGPT poderia ajudar os clientes em tempo real com suas consultas bancárias, fornecendo-lhes soluções personalizadas com base em suas necessidades específicas. “Isso aumentará a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, também levará a taxas de conversão de produto mais altas “, acrescenta o executivo.

  1. Trading
    Dos especialistas com quem o Insider falou, nenhum abordou o uso potencial do ChatGPT para trading (operações de compra e venda de ativos no mercado financeiro). No entanto, conforme a reportagem, 53% dos traders acreditam que IA ou aprendizado de máquina será a tecnologia que terá maior influência nas negociações nos próximos três anos, de acordo com pesquisa do JPMorgan.
Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados