As novidades para o segmento automotivo estão cada vez mais presentes em eventos de tecnologia, como é o caso da CES 2024, que está sendo realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, neste início de janeiro.
Uma das novidades que vêm chamando a atenção diz respeito às novas funcionalidades incorporadas ao Android Auto, ferramenta obrigatória para quem usa smartphones com esse sistema operacional e curte carros conectados.
O Google anunciou, em sua página oficial, uma nova função desenvolvida especialmente para quem tem carros elétricos — segmento que vem crescendo diariamente em todo o planeta, inclusive no Brasil.
Segundo a empresa, os carros elétricos compatíveis com Android Auto poderão, em breve, compartilhar informações relacionadas à bateria com o Maps. A ideia é facilitar o planejamento das viagens e evitar a desagradável surpresa de ficar sem carga durante o deslocamento.
“Esta integração tornará mais fácil a condução de um veículo elétrico, uma vez que o Google Maps fornecerá o nível estimado da bateria necessário para a chegada ao seu destino, além de mostrar pontos de carregamento ao longo do caminho e até estimar quanto tempo você levará para efetuar a recarga, com base no seu veículo”, explica o Google.
Ford é 1ª a receber novidades
Os primeiros carros elétricos a receberem a nova função do Android Auto serão da Ford: a F-150 Lightning, picape que é fenômeno de vendas nos Estados Unidos, e o Mustang Mach-E, modelo que o Canaltech já teve a oportunidade de testar no Brasil.
Alguns carros elétricos da Volvo, por sua vez, foram escolhidos pelo Google para serem os primeiros a receber o navegador Chrome de forma nativa. Eles também receberão uma funcionalidade que permitirá desbloquear, travar, ligar e desligar o carro por meio de uma chave digital incorporada aos smartphones Android compatíveis, que poderá ser compartilhada com outros usuários.
Fonte: Canal Tech