Além de mostrar novidades em sua linha de produtos, a Stellanttis anunciou na CES 2023 a criação da Mobilisights. A empresa funcionará como uma unidade de negócio independente, voltada para gerenciar os dados dos carros conectados da marca, que devem chegar a 34 milhões em 2030.
A ideia é que a Mobilisights colabore com outros fornecedores de dados e conceda licenças de uso de dados retirados dos carros a uma ampla variedade de clientes, incluindo outras montadoras. O anúncio faz parte do planejamento estratégico traçado no Dare Forward 2030 para “acelerar os negócios de software e dados”, e a expectativa é gerar 20 bilhões de euros até 2030.
“A visão da Mobilisights é contribuir para criar um mundo mais inteligente, aproveitando as informações que os dados dos veículos fornecem para inspirar o desenvolvimento de aplicativos e serviços inovadores, que podem transformar e melhorar drasticamente a vida cotidiana de usuários e empresas”, disse Sanjiv Ghate, CEO da Mobilisights.
Segundo Ghate, utilizados da forma correta, os dados obtidos por meio dos sensores dos carros conectados podem servir para uma ampla gama de diferentes aplicações, desde seguros personalizados até a detecção de eventuais riscos em estradas e gerenciamento do tráfego.
“A Stellantis dispõe de uma quantidade incomparável de dados em escala global, capaz de impulsionar este negócio. Aproveitando totalmente os dados de 34 milhões de veículos conectados, a Mobilisights tem acesso e direitos exclusivos para licenciar veículos e dados relacionados de todas as 14 marcas da Stellantis para clientes externos. Essa densidade de dados dará à Mobilisights um maior nível de autonomia quando se trata de sua dependência de outros fornecedores de dados para aplicativos de energia”.
Mobilisights garante segurança total aos clientes
O vazamento de dados sigilosos é uma preocupação crescente entre as empresas atualmente, mas os atuais e futuros proprietários de carros conectados da Stellantis não precisam se preocupar com a segurança das suas informações. Segundo o CEO da Mobilisights, tudo será feito dentro de uma política de privacidade e governança extremamente rígida.
De acordo com o executivo, o compartilhamento de dados pessoais só será feito com o consentimento dos clientes, e apenas para os serviços específicos escolhidos. Os clientes também podem optar por não coletar, usar ou compartilhar informações, mesmo depois de terem dado autorização previamente.
“A base desse negócio é a confiança. Confie na forma que protegemos os seus dados e acredite que estamos aqui para criar um mundo melhor”, concluiu.
Por: Paulo Amaral