Com exatos 12 anos de existência, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) vem trazendo propostas de ações sustentáveis para os microempreendedores do Brasil. A gerente de negócios sustentáveis do Sebrae Mato Grosso, Helen Almeida, explica que o Centro surgiu a partir da necessidade de colocar em prática diretrizes estratégicas para trabalhar o tema de sustentabilidade com os pequenos negócios. Segundo ela, a proposta era construir um ambiente que fosse inspirador para debater esse assunto.
A gerente conta que foram utilizados conhecimentos dos indígenas pertencentes à tribo Yawalapiti na arquitetura no prédio.
Toda a construção possui princípios sustentáveis, foram utilizados conceitos da arquitetura biomimética e bioclimática, aproveitado a iluminação natural o máximo possível. O paisagismo é focado em plantas locais, melhorando o microclima, reduzindo a manutenção, pois elas têm uma adaptabilidade melhor e ajudando a mostrar a beleza das plantas dos biomas presentes no estado do Mato Grosso. Também foi implantada uma cisterna para cap tação de água da chuva, esse recurso é utilizado na limpeza do prédio e no cuidado com os jardins.
Com a intenção de reduzir a propagação de carbono durante a construção e valorizar a mão de obra local, foram investidos em profissionais da própria capital mato-grossense. O arquiteto responsável pelo projeto foi o doutor José Afonso Botura Portocarrero, um dos maiores especialistas em habitações indígenas do mundo, afirma Helen.
De acordo com a gerente, o CSS tem o papel de subsidiar o sistema Sebrae no atendimento aos pequenos negócios, ensinando como implementar a sustentabilidade de forma descomplicada no dia a dia das empresas. Sendo referência no tema, o Centro desenvolve conteúdos, relatórios de inteligência, infográficos e vídeos dando exemplos de boas práticas no eixo ambiental, econômico, social e de governança.
A gerente define a sustentabilidade empresarial como um modelo de gestão que vai gerar prosperidade, continuidade e perenidade.
“A sustentabilidade é entendida de forma sistêmica dentro de todas as suas dimensões que perpassa no nascedouro de um negócio até o seu modelo de gestão e sua continuidade. Os negócios que a praticam têm mais chances de continuar a existir, ter uma boa saúde financeira, boa cartela de clientes e um bom relacionamento com a comunidade. A sustentabilidade estava posta em lugar de grandes empresas e o Centro Sebrae trouxe os pequenos negócios para dentro dessa pauta, incluindo-os nas principais discussões econômicas do século XXI. O próprio Centro e a entrega que ele faz é um processo de inovação, todas as atividades desenvolvidas têm esse caráter inovador”, diz.
O edifício é o primeiro do estado de Mato Grosso a conquistar o certificado Procel Edifica, fornecido pela Eletrobras e pelo Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel), em parceria com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. Essa certificação destaca o CSS como exemplo em eficiência energética e conforto ambiental.
Essa conquista reforça sobre a importância do investimento em arquitetura com princípios sustentáveis, utilizando recursos naturais de forma consciente, diminuindo o consumo, aumentando o reaproveitamento e adotando técnicas que não comprometam o meio ambiente e a sociedade no entorno.
Por: Victória Oliveira