A Cemig anunciou nova parceria com o Energy Future, o maior hub de inovação do setor elétrico brasileiro. A iniciativa tem como objetivo principal promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico, visando aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pela companhia, além de contribuir para o avanço do setor.
Um dos principais objetos da parceria é o Programa Setorial denominado “Ciclo de ESG”, que será executado ao longo do ano de 2023 em colaboração com grandes empresas do setor elétrico brasileiro, como CTG Brasil, Eletronorte, Energisa e Furnas.
O Ciclo de ESG prevê desde a discussão do contexto, perspectivas e desafios do setor elétrico no que tange à agenda Environment, Social and Governance (Governança ambiental, social e corporativa, ou simplesmente “ESG”), até o lançamento de uma chamada setorial, em busca de soluções inovadoras que acelerem a adoção das práticas ESG no setor.
Alinhados principalmente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de números sete, oito, nove, 11, 13 e 17, já estão mapeados no ciclo temas como transição energética, mitigação de impactos ambientais, responsabilidade social corporativa, segurança e saúde do trabalho e democratização do acesso à energia limpa, entre outros.
Troca
A parceria entre Cemig e Energy Future permitirá a troca de conhecimentos, criação e a prospecção de soluções inovadoras para desafios do setor elétrico, além de prever, ainda, o desenvolvimento do capital humano da Cemig em torno de habilidades cada vez mais exigidas pelo mercado no que diz respeito a alavancar resultados trazidos pela inovação aberta.
Carlos Alberto de Sousa, técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Cemig, comenta: “essa parceria reforça a missão da Cemig de fornecer soluções integradas de energia limpa e acessível à sociedade, de maneira inovadora, sustentável e competitiva”.
O hub
O Energy Future oferece ambiente de inovação colaborativo, que reúne empresas de energia elétrica, startups, empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa.
Segundo o diretor de Operações do Energy Future, Luiz Felipe Pamplona, o hub nasceu pela demanda em trazer um novo skillset aos profissionais que atuam com a inovação em grandes corporações como a Cemig. “Trouxemos um formato colaborativo para a troca de experiências e conhecimentos, e acreditamos que isso irá gerar resultados interessantes no setor”, pontua o diretor.
Para o CEO do Energy Future, Apolo Lira, a parceria é um marco importante para o hub de inovação. “Estamos animados em trabalhar com a Cemig, uma empresa líder no setor elétrico. Juntos, esperamos desenvolver soluções inovadoras que ajudem a impulsionar a transformação digital e promover o desenvolvimento sustentável”, afirma o CEO.
Fonte: Agência Minas