O avanço dos carros elétricos está trazendo consigo uma transformação não só na indústria automobilística e nas concessionárias, mas também nas cidades. Cada vez mais instalações elétricas estão sendo implementadas nas áreas urbanas, incluindo pontos de carga distribuídos pelas ruas. No entanto, é necessário buscar soluções alternativas que permitam que mais usuários recarreguem seus veículos elétricos. No Japão, estão sendo testadas uma tecnologia inovadora: a carga indutiva em semáforos.
A cidade de Kashiwa-no-ha, próxima a Tóquio, tem como objetivo se tornar o epicentro das Smart Cities, cidades inteligentes. Arquitetos e engenheiros estão trabalhando na criação de ruas conectadas e uma rede de tráfego fluida que permita que os habitantes cheguem ao seu destino de forma rápida e evitem congestionamentos. A carga sem fio foi proposta como uma alternativa lógica ao cabo tradicional e agora os semáforos poderiam se tornar pontos de recarga.
Pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveram um teste piloto no qual bobinas de carga indutiva serão instaladas sob o asfalto nos semáforos. O processo de carga será ativado quando detectar a presença de um veículo elétrico ou híbrido plug-in equipado com um dispositivo especial. De acordo com as especificações técnicas, passar sobre a bobina por 10 segundos permitirá recuperar 1 quilômetro de autonomia. Levando em consideração que o tempo médio de espera em um semáforo é de aproximadamente 30 segundos, o sistema de carga parece promissor.
Essa abordagem inovadora poderia oferecer aos motoristas elétricos a possibilidade de percorrer centenas de quilômetros sem depender de tomadas ou cabos. Se o teste piloto em Kashiwa-no-ha for bem-sucedido, podemos estar testemunhando uma revolução na forma como recarregamos nossos veículos elétricos em ambientes urbanos.