A iniciativa desperta vocações, amplia horizontes e transforma escolas em centros de exploração do cosmos
Com uma proposta imersiva, o projeto de popularização da ciência “Ao Infinito e Além: uma viagem pelo universo de Santos Dumont a James Webb” está levando conhecimento sobre astronomia, astronáutica e exploração espacial a estudantes da rede pública, de 11 municípios de Mato Grosso. A iniciativa desperta vocações, amplia horizontes e transforma escolas em centros de exploração do cosmos.
A caravana científica, liderada por três professores e dez acadêmicos, vinculados aos cursos de Matemática e Computação, do câmpus da Unemat em Cáceres, segue agora para os municípios de Reserva do Cabaçal (16.6), Indiavaí (17), Figueirópolis D’Oeste (18) e Jauru (19).
Com ações itinerantes, o projeto já passou por Salto do Céu, Mirassol D’Oeste, Glória D’Oeste, Porto Esperidião, Caramujo, Lambari e Rio Branco, atendendo mais de 2.000 pessoas.
Em cada localidade, a recepção tem sido marcada por entusiasmo, filas para participar das atividades e emoção por parte de professores, alunos e comunidade.
Entre os destaques estão as projeções em 360º realizadas dentro de uma cúpula inflável, onde o público pode embarcar em uma jornada por estrelas cadentes, cometas, planetas e constelações. A experiência é complementada por observações em telescópios, exposições interativas, oficinas científicas e experiências imersivas.
Em cada cidade, o projeto se propõe a envolver todos os públicos. “Queremos que os alunos se vejam como produtores de conhecimento, e não apenas como espectadores da ciência”, destacam os coordenadores do projeto, professores Marcos Francisco Borges, Rita de Cássia Pereira Borges e Vitérico Jabur Maluf.
Apoio
A iniciativa conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (Ceicim). Além de promover o interesse pelas ciências exatas, o projeto busca fortalecer uma educação pública mais investigativa, curiosa e conectada com os desafios e possibilidades do século XXI.
Danielle Tavares | Unemat