O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Projeto Cidades Inteligentes, deu início a capacitação sobre a ferramenta GeneXus. A iniciativa visa auxiliar no desenvolvimento das atividades do eixo de Saúde e Segurança do projeto.
Após a parceria de cessão com a Prefeitura de Blumenau (SC), que prevê a transferência do Sistema de Informatização em Saúde da Prefeitura de Blumenau, denominado Pronto, para o IFRO, foi contratada a empresa desenvolvedora da ferramenta GeneXus, para ministrar uma capacitação, objetivando treinar a equipe envolvida nas atividades dos eixos.
A capacitação possui carga horária de 120 horas e está ocorrendo na modalidade on-line, com o total de 12 participantes, dentre eles, bolsistas do projeto Cidades Inteligentes. No último mês de julho até o início do mês de agosto, foram cumpridas 80 horas da carga horária da capacitação e a previsão é de que o restante ocorra até o final do ano.
O Coordenador do Eixo de Saúde, Andrey Alencar Quadros, explicou que o objetivo é que por meio do o treinamento seja possível operacionalizar o sistema Pronto-Saúde, considerado complexo, para que ocorra o alinhamento dentro das perspectivas de ações do projeto. Ressaltou ainda que outras capacitações estão previstas no cronograma, visando o desenvolvimento e implantação de soluções para cidades inteligentes em Ariquemes.
O Projeto Cidades Inteligentes é uma ação com execução em andamento na cidade de Ariquemes, e entregará às secretarias e demais unidades da Prefeitura local soluções em cinco eixos (Saúde, Educação, Empreendedorismo e Inovação, Governança, Segurança), envolvendo aquisição de equipamentos e desenvolvimento e customização de sistemas, dentre outras soluções. O projeto na íntegra pode ser acessado pelo endereço https://portal.ifro.edu.br/fundacao-nav.