Caminhões elétricos pesados em breve serão capazes de competir economicamente com caminhões a diesel à medida que a tecnologia da bateria melhora, mostrou um estudo do Instituto de Meio Ambiente de Estocolmo (SEI), com sede na Suécia na última quinta-feira (8)
Uma mudança verde no setor de transporte, que gera cerca de um quarto das emissões globais de dióxido de carbono, é considerada importante para ajudar a alinhar-se com as metas climáticas acordadas globalmente.
Os caminhões movidos a bateria muitas vezes foram considerados caros demais para substituir os caminhões a diesel em muitas capacidades, por baterias muito pesadas para cargas de longo curso.
Mas pesquisadores da SEI disseram que um ponto de inflexão estava à vista.
“A tecnologia de bateria está muito perto de um limite que torna os caminhões elétricos viáveis e economicamente competitivos. Tudo o que falta é um componente complementar: carregamento rápido ”, disse Bjorn Nykvist, pesquisador sênior da SEI.
O estudo, que avaliou custos, uso de energia e peso da bateria, mostrou que a disponibilidade de carregamento rápido e de alta capacidade era fundamental, pois isso significava que as baterias dos caminhões podiam ser mantidas relativamente pequenas e leves.
Isso deve ser um incentivo para o setor privado e os formuladores de políticas se concentrarem em tornar a infraestrutura de carregamento mais disponível, disse o coautor Olle Olsson.
Fonte: SEI
Da redação