Tesla Semi está sendo testado pelo Conselho Norte-Americano para Eficiência de Frete (NACFE)
O Conselho Norte-Americano para Eficiência de Frete (NACFE) iniciou um novo programa para testar vários caminhões elétricos em condições reais e divulgar os dados em tempo real. De acordo com a Electrek, site especializado em EVs, o primeiro a demonstrar resultados promissores foi o Tesla Semi, caminhão trimotor da marca que promete ser o futuro do transporte rodoviário.
Para quem tem pressa:
- O programa Run on Less testou três novos caminhões Tesla Semi este ano;
- O resultado mostrou que o BEV classe 8 conseguiu viajar entre 376 e 545 milhas (877 km) no primeiro dia, mostrando resistência (e cumprindo o que promete, embora tenha sido arquitetado para viagens curtas);
- Os veículos também realizaram carga e descarga durante o percurso — o peso das cargas não foi revelado;
- Os dados indicam que o Tesla Semi está no caminho certo, sendo essa uma boa chance para o caminhão provar seu valor contra os pessimistas que não acreditavam que caminhões BEV classe 8 seriam possíveis, avaliou a Electrek.
Para fins de comparação, pelo menos no primeiro dia, o Nikola Tre BEV, da Nikola Motors, conseguiu viajar apenas 61 milhas. Os testes devem durar por ao menos mais 17 dias.
Primeira entrega do Tesla Semi. Imagem: Tesla/Reprodução
Apesar dos bons resultados, no entanto, há ressalvas contra o caminhão da Tesla. Especialistas avaliaram em outra ocasião que ele não seria um produto tão ideal assim para viagens, já que aposta tanto na tecnologia e potência, mas esquece de confortos básicos — como camas e espaços maiores para os condutores.
O Tesla Semi era para ter sido entregue em 2019, mas após três anos de atraso — por escassez de peças e pandemia —, as primeiras unidades só foram liberadas no final de 2022, em um evento especial na Gigafactory de Nevada, nos EUA. O veículo foi revelado como conceito em 2017 com a promessa de “revolucionar o transporte de cargas”.
Vale lembrar que a Tesla já possui um planejamento para uma versão mais acessível do caminhão, o Semi Light, que deverá contar com baterias à base de fosfato de ferro e lítio (LFP).
Texto: Tamires Ferreira