Quanto maior a cidade, mais difícil é para a prefeitura gerenciar e cuidar das ruas do município, como por exemplo, buracos nas vias, lixo e falta de sinalização. Isso requer muita organização, tempo e até mesmo ajuda da população. No entanto, a tecnologia já trouxe uma solução para otimizar esse problema de gestão, com o uso de câmeras e inteligência artificial. Esse foi um dos temas apresentados na Smart City Expo Curitiba 2023, que acabou ontem (24/03), na capital paranaense.
O projeto é da startup Mapzer, que tem como objetivo tornar as cidades mais inteligentes e eficazes. Para explicar melhor a solução, o Portal do Trânsito & Mobilidade conversou durante o evento com Paulo Junior, que é o gerente comercial da startup. De acordo com ele, hoje em dia é ainda muito difícil para uma prefeitura ter a ideia da real situação do seu município.
“Geralmente esse trabalho é feito por fiscais de rua, ou ainda aplicativos que registram alguma ocorrência. No entanto, é humanamente impossível fazer, por exemplo, a contagem de todos os buracos de uma grande cidade. E a Mapzer nasceu para isso, para usar a inteligência artificial sem precisar do auxílio humano, somente o motorista do carro”, contou.
O gerente ainda explica como funciona a inteligência artificial, nesse caso. “A nossa inteligência vai registrando tudo que ela vê da área urbana, buracos na via, sinalização de trânsito na horizontal, placas verticais, calçada quebrada, mata, enfim, são mais de trinta ocorrências. Os dados ficam em um software em nuvem onde a prefeitura tem acesso. A ideia é coletar os dados, tratar essas informações e colocar isso na nuvem para o gestor municipal ter conhecimento da informação e decidir onde agir”, explicou Junior.
Veja a entrevista completa com Paulo Junior, gerente comercial da startup Mapzer, que registra através de inteligência artificial buracos na via, sinalização de trânsito, calçada quebrada, etc. A entrevista ocorreu durante o evento Smart City Expo Curitiba 2023.
Fonte: Portal do Trânsito