Um projeto desafiador, mas muito promissor pode ajudar a resolver o problema da seca na Califórnia, nos Estados Unidos. As concessionárias estaduais estão se preparando para cobrir os canais de irrigação com painéis solares a partir do mês que vem.
Os painéis solares sobre os canais ajudam a evitar a evaporação, reduzir o espaço necessário para fazendas solares e aumentar a produção de energia verde.
A decisão foi influenciada por um trabalho de pesquisa histórico de 2021. Na época, cientistas da Universidade da Califórnia analisaram os números e calcularam que os painéis economizariam 63,5 bilhões de galões de água da evaporação anualmente, além de proteger a água corrente.
Financiado pelo governo
O chamado Projeto Nexus, tem financiamento de US$ 20 milhões dos cofres do estado. Ele foi todo baseado em uma pesquisa realizada pela UC Santa Cruz.
Os pesquisadores descobriram que a implementação dos painéis solares reduz consideravelmente os custos de energia do Estado.
Segundo os dados, para cada megawatt de energia solar gerado durante os 290 dias de sol médio, o emparelhamento de painéis sobre os canais poderia substituir entre 15 e 20 geradores a diesel usados para bombear água ao longo dos canais.
Os painéis montados no canal têm o benefício adicional de uma vida útil mais longa, porque a água embaixo mantém a parte inferior dos painéis mais fria.
Resultados comprovados
Essa ideia já é aplicada no estado indiano de Gujarat desde 2014. No local, um projeto piloto cobriu 750 metros de espaço do canal e levou à criação de uma usina solar inteira no distrito de Vadodara e outra totalizando 100 megawatts no rio Narmada.
Pesquisadores na Índia ainda descobriram que a água que corre sob os painéis também os resfria, evita o superaquecimento e resulta em um aumento médio de eficiência entre 2-5%.
A economia gerada
Existem cerca de 4.000 milhas de canais na Califórnia, que podem produzir até 13 gigawatts de energia que cobririam cerca de 750.000 casas, o que representa metade da população de Los Angeles.
“É realmente emocionante testar nossa hipótese e o artigo que publicamos. Teremos a oportunidade de realmente entender se esses benefícios acontecem no mundo real”, disse Brandi McKuin, um dos principais investigadores da UC Santa Cruz.
A Turlock Irrigation District Water & Power está preparando dois projetos-piloto de canal: uma seção de canal curvo de 500 pés (152 metros) perto da cidade de Hickman e uma segunda milha de comprimento (1,6 km de comprimento) nas proximidades de Ceres.
Com informações de GNN
Por: Monique de Carvalho