domingo,10 novembro, 2024

C&A e Palantir desenvolvem ferramenta de inteligência artificial para gestão de estoque

A C&A Brasil está em busca de aperfeiçoar a gestão de toda a sua cadeia de produção e, dando mais um passo em direção a isso, anunciou uma parceria com a Palantir, multinacional de tecnologia e inteligência artificial.

Juntos, desenvolveram uma ferramenta que automatiza a gestão de estoque de seus produtos mais vendidos – básicos e jeans, que correspondem a uma parte importante do seu faturamento. No ambiente digital analítico, que integrou dados e sistemas de diversos pontos da cadeia produtiva da companhia, foram desenvolvidos modelos e aplicações que forneciam recomendações de compra automatizadas, dizendo quando e quanto comprar de cada produto.

Dessa maneira, é possível manter um nível de estoque ideal para todo o portfólio de produtos vendidos. O sistema também gera o pedido de compra automaticamente.

“O fluxo desenvolvido nos permitiu otimizar e agilizar todo o processo de compra, do planejamento inicial até o envio dos produtos para as lojas. Entre os ganhos significativos, destaco o aumento de vendas de produtos que estavam estocados e a diminuição de estoque desnecessário”, Donatti, vice-presidente comercial da C&A.

Com a ferramenta, é possível conciliar as variáveis que influenciavam o planejamento de estoque a longo prazo, como sazonalidade de vendas, variações de performance dos produtos, critérios financeiros, e outros fatores.

“Formamos um gêmeo digital da cadeia logística da companhia, dando aos times de planejamento não só uma visão completa do processo de compra, como também o poder de rapidamente simular novas regras e cenários e, dessa forma, prevenir situações extremas”, explica Henrique Valer, head do Palantir Latam.

A tecnologia
Todo o novo fluxo de compra pôde ser desenvolvido integralmente dentro da plataforma, que, baseado em uma arquitetura de data mesh, fornece as ferramentas necessárias para uma jornada analítica end-to-end, reduzindo os esforços de implantação da solução e desonerando os times de TI.

De acordo com a C&A, em três meses foi possível desenvolver todo o fluxo de ingestão, processamento e geração de recomendações de compras para todos os modelos mais vendidos, com adição de novos modelos e incrementos ao fluxo feitas de forma exponencialmente mais rápida.

Fonte: Mercado & Consumo

Redação
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