quinta-feira,19 setembro, 2024

BYD: Salvador pode ser o Vale do Silício brasileiro, diz executiva

A vice-presidente executiva global e CEO da BYD nas Américas, Stella Li, afirmou nesta terça-feira (15) que Salvador pode se tornar o “Vale do Silício” brasileiro. A fala veio durante evento com jornalistas da América Latina em Shenzhen, na China. O Olhar Digital foi um dos veículos convidados para conhecer a fábrica e a sede da companhia.

Como a gente já informou anteriormente, a BYD vai instalar uma fábrica em Camaçari, na região metropolitana da capital baiana. A expectativa é de que a inauguração ocorra entre o final de 2024 e o começo de 2025. Ainda não está definido, mas tudo se encaminha para que a companhia chinesa assuma o espaço da antiga fábrica da Ford. Essa será a segunda fábrica da BYD fora da China – a única até agora é na Tailândia.

Na avaliação de Stella Li, o Brasil deve ser um mercado estratégico para a empresa. Além disso, segundo a executiva, o país também tem muito a ganhar com a chegada da greentech

SALVADOR PODE SE TORNAR UM VALE DO SILÍCIO BRASILEIRO (…) O BRASIL É UM MERCADO MUITO IMPORTANTE PARA GENTE, É O NÚMERO 6 DA BYD NO MUNDO. A BYD JÁ ESTÁ NO BRASIL HÁ MAIS DE 10 ANOS. O PAÍS É IMPORTANTE TAMBÉM PELA GEOGRAFIA NA AMÉRICA DO SUL, JÁ QUE PODE SER UMA UM CENTRO FABRIL PARA OUTROS PAÍSES PERTO. (…) NO BRASIL, AS PESSOAS SE PREOCUPAM COM MEIO AMBIENTE E EU ACHO QUE A ELETRIFICAÇÃO É UMA SOLUÇÃO (AMBIENTAL) PARA O BRASIL.Vice-presidente executiva global e CEO da BYD nas Américas, Stella Li.

Stella Li
Em julho, um evento oficializou os investimentos da gigante chinesa no estado da Bahia. Stella Li esteve presente. Imagem: Feijão Almeida/GOVBA

A fábrica em Camaçari

Em nota, o governo da Bahia disse que o acordo não afetará os 1.500 engenheiros e especialistas que atualmente trabalham na fábrica. 

MAIS DO QUE ATRAIR UM GRANDE FABRICANTE DE AUTOMÓVEIS, NO CASO DA BYD, A BAHIA CONQUISTA A VANTAGEM DE SEDIAR UM EMPREENDIMENTO VOLTADO PARA A SOLUÇÃO TECNOLÓGICA, JÁ QUE OS VEÍCULOS ELÉTRICOS, ESPECIALIDADE DA EMPRESA, TÊM AGREGADO UMA SÉRIE DE INOVAÇÕES NOS ÚLTIMOS ANOS E DEVEM CONTINUAR EVOLUINDO.Nota do governo da Bahia.

Os números da BYD

Durante a visita de jornalistas às instalações da empresa em Shenzhen, a BYD informou alguns números bastante relevantes, que mostram com quais “credenciais” a greentech desembarca no Brasil.

BYD como greentech, não apenas montadora

A empresa foi fundada em 1995, mas não como uma montadora. O foco estava na produção de baterias. Anos depois, em 2003, aí sim foi fundada a BYD Auto, subsidiária de automóveis. Então, quando falamos de BYD, falamos mais de uma greentech do que de uma montadora. Há quatro frentes de trabalho principais: eletrônicos, mobilidade elétrica, painéis solares e transporte rodoviário.

Fonte: Olhar Digital

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