Inicialmente, tecnologia será implementada na China; saiba mais

A montadora chinesa BYD revelou ter desenvolvido com sucesso uma nova tecnologia capaz de carregar completamente a bateria de um veículo elétrico em apenas 5 minutos. De acordo com a empresa, neste curto espaço de tempo, o novo sistema é capaz de fornecer energia suficiente para seus carros rodarem 400 quilômetros.

A informação foi compartilhada pelo próprio CEO da companhia, Wang Chuanfu. A nova tecnologia da companhia tem o dobro da capacidade de seu atual sistema de carregamento rápido e tem potencial para revolucionar o mercado de carros elétricos. “Nosso objetivo é tornar o carregamento de veículos elétricos tão rápido quanto o reabastecimento de um carro a gasolina”, afirmou Chuanfu.

A “super e-platform” da BYD consiste em baterias especiais combinadas com carregadores com capacidade para até 1.000 kW de potência. Em contrapartida, os carregadores da concorrente Tesla atingem, no máximo 250 kW. Enquanto a tecnologia mais recente utilizada na Formula E, modalidade automobilística de carros elétricos, atinge um pico de 600 Kw.

O chefão da empresa ainda revelou que a intenção da empresa é implementar esta nova tecnologia na infraestrutura de carregamento da China. A empresa ainda confirmou que vai equipar as baterias com suporte à nova tecnologia em dois novos veículos da companhia, um modelo sedã e outro SUV.

Carregamento rápido

Até o momento, a empresa ainda não divulgou nenhuma informação sobre quando começará a implementar a nova tecnologia ou quando lançará os novos automóveis. É importante destacar também que ações da BYD dispararam após o anúncio. Isso porque o sistema pode levar mais pessoas a considerar a compra de veículos elétricos.

Atualmente, o tempo elevado para recarga afasta muitos potenciais consumidores dos veículos elétricos. Um automóvel eletrificado leva, em média, aproximadamente 20 minutos para carregar 80% da bateria. Isso é bastante incômodo para pessoas que já estão acostumadas a abastecer veículos com motores a combustão em pouquíssimo tempo.

Por: Vinicius Marques