Saiba o que é Business Intelligence, como funciona, alguns exemplos e como ele é importante para o seu negócio
O mercado está cada vez mais exigente e as empresas buscam ferramentas e estratégias para se tornarem mais competitivas. Um exemplo é o Business Intelligence (BI) que auxilia na coleta de dados confiáveis e que garante a assertividade na tomada de decisão.
Ele é um conjunto de ferramentas que transformam, analisam e coletam os dados em informações úteis para uma empresa e para a tomada de decisões estratégicas.
O BI proporciona que o negócio tenha mais flexibilidade, dinamismo e reduza os custos, o que melhora a qualidade do produto ou serviço oferecido.
Também é possível obter insights sobre o desempenho, as tendências, os problemas e as oportunidades de negócio, além de criar relatórios e dashboards interativos que facilitam a visualização e a compreensão dos dados.
Entenda o que é Business Intelligence, alguns exemplos, como ele funciona e a sua importância para as empresas.
O que é Business Intelligence?
O conceito de Business Intelligence significa inteligência de negócios e tem relação com performance, big data e analytics. Ele corresponde à análise, coleta, compartilhamento e monitoramento dos dados relevantes para uma empresa.
O BI ajuda as empresas na tomada de decisões, porque apresenta dados atuais sobre o contexto dos negócios. Também identifica as tendências de mercado com mais agilidade e oferece benchmarks de desempenho e concorrência.
De acordo com o estudo sobre o Mercado Brasiliero de Software de 2022, o setor brasileiro de TI teve um crescimento que chegou a 17,4% e atingiu um investimento de R$ 238,2 bilhões, se considerados os mercados de software, serviços, hardware e também as exportações do segmento.
Em 2021, ainda segundo o estudo, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional enfrentou um aumento de 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. O PIB per capita cresceu 3,9% em termos reais, alcançando o valor de R$ 40.688,00 em 2021.
Exemplos de Business Intelligence
O estudo sobre o Mercado Brasiliero de Software de 2022 também mostra que o setor de software apresentou crescimento em 2021 de 19,5%.
Isso mostra como as empresas estão utilizando mais ferramentas tecnológicas e metodologias como o Business Intelligence.
Um exemplo de BI é o Google Analytics, uma plataforma que permite monitorar o tráfego, o comportamento e as conversões dos visitantes de um site.
Com ele, é possível saber quantas pessoas acessaram o site, de onde elas vieram, quais páginas elas visitaram, quanto tempo elas permaneceram, quais ações elas realizaram e quais foram os resultados.
Essas informações podem ajudar a otimizá-lo, melhorar a experiência do usuário, aumentar as vendas e medir o retorno sobre o investimento.
Confira outros exemplos a seguir:
Mineração de dados
É o uso de bancos de dados, aprendizagem de máquina e estatísticas para revelar tendências em conjuntos de dados grandes.
A mineração de dados faz parte da tecnologia Big Data que engloba uma nova geração de software e arquiteturas projetadas para extrair economicamente valor de grandes volumes de uma ampla variedade de dados, permitindo captura e análise de alta velocidade.
Ela é responsável por analisar um conjunto de dados, coletar informações, aplicar a outros dados e pode utilizar a estatística junto com outras ferramentas para uma análise mais ampla.
Análise estatística
A análise estatística coleta, explora e apresenta grande quantidade de dados para descobrir as tendências.
Ela pode ser descritiva (mostrar informações sobre o setor) ou conclusiva (estudar os dados de forma mais objetiva), e aplicar os resultados para explorar os dados de maneira mais profunda, utilizando conceitos estatísticos.
Benchmarking
Significa ponto de referência e é uma metodologia de comparação de dados atuais para o acompanhamento do desempenho em relação às metas.
Ela também é como um processo de pesquisa para verificar as empresas do mesmo setor e pode ser utilizada em qualquer área, desde a produção até o atendimento ao cliente.
Mentorias, reuniões com investidores, consultorias, visitas presenciais e eventos são exemplos de como utilizar o benchmarking.
Geração de relatórios
Trata-se do compartilhamento de análises de dados com os interessados para auxiliar na tomada de decisão.
Eles fornecem informações detalhadas sobre a empresa para que elas possam tomar as melhores decisões.
Qual é a importância do Business Intelligence para as empresas?
Ele é importante porque funciona como uma ferramenta estratégica que auxilia no processo de planejamento da empresa. Também planeja com base nas informações fornecidas pelo histórico da empresa e pela coleta de dados.
Com isso, é possível mensurar o funcionamento e desempenho do negócio, identificar os pontos fortes e fracos, otimizar os processos e aumentar a competitividade.
O BI é importante para as empresas porque ajuda a reduzir custos, aumentar receitas, melhorar a satisfação dos clientes e colaboradores, inovar e se adaptar às mudanças do mercado.
Também consegue mostrar quais são as necessidades do seu público-alvo, os pontos mais relevantes para o negócio e o direcionamento de recursos para que a empresa tenha sucesso.
Além disso, ajuda as organizações a se adaptarem às mudanças do mercado e cria uma cultura orientada em dados, na qual as decisões são baseadas em fatos e evidências.
Como funciona o Business Intelligence na prática?
O Business Intelligence pode ser utilizado em vários processos, como compras, custos, fabricações e prestações de serviços.
Ele tem como objetivo converter o volume de dados em informações relevantes ao negócio, por meio dos relatórios analíticos. O seu propósito é extrair a inteligência dos dados.
Para utilizá-lo, é necessário contratar um sistema de automação de marketing, CRM ou plataforma BI que faz a coleta de dados da empresa, cria gráficos e dashboards.
Assim, é possível filtrar os dados mais importantes e posicionar as estratégias para ver a melhor opção, definir as metas, ações e soluções mais eficientes e alinhadas com os objetivos do negócio.
Também é possível fazer a extração de dados de diversas fontes, como sistemas internos, redes sociais e pesquisas de mercado. Depois, transformá-los em informações relevantes e úteis para os gestores e colaboradores.
Quais são as tendências do Business Intelligence?
De acordo com a Gartner, o uso do Business Intelligence está em constante crescimento na área corporativa.
Com o avanço da tecnologia, surgem novas tendências que auxiliam no crescimento do BI. Confira algumas:
- inteligência artificial: ajuda as empresas a aproveitar melhor os dados e automatiza os processos manuais;
- integração de aplicativos: que são atualizados em tempo real e permite que os gestores tenham acesso aos dados da empresa com agilidade, em qualquer lugar e dispositivo;
- big data: sempre caminha junto com o Business Intelligence, proporciona insights importantes e permite a coleta de grandes volumes de dados;
- data storytelling: que é baseado em dados e transforma as informações em histórias para que faça mais sentido para o usuário;
- armazenamento em nuvem: utiliza o BI para armazenar os dados em nuvem e proporciona mais agilidade e escalabilidade na hora do compartilhamento de informações e de acesso aos dados;
- BI visual: dados de maneira mais intuitiva que auxilia na interpretação de dados de maneira mais clara, como em tabelas, diagramas e gráficos.
Texto: CNN