O brasileiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos e que foi sorteado para uma viagem espacial pela empresa Blue Origin, nos Estados Unidos, recomeçou nesta quinta-feira (2) o treinamento oficial antes da decolagem.
O lançamento está marcado para 10h deste sábado (4), no horário de Brasília, na região oeste do Texas, Estados Unidos. O voo é um bate e volta que dura cerca de 10 minutos.
“Hoje é dia de treinamento. Será muito bom e estou animadíssimo”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.
Inicialmente, o voo estava previsto para 20 de maio, mas precisou ser reagendado após o time da companhia detectar um problema no foguete New Shepard durante a vistoria.
Victor, que trabalha como engenheiro de produção, chegou a viajar para os Estados Unidos com a esposa mês passado na expectativa de participar do voo.
“Esse tipo de viagem tem que ser 150% segura tecnicamente. Não pode ter um tipo de falha”, afirmou.
Victor é engenheiro de produção e foi sorteado para ser um dos seis tripulantes da missão NS-21 após comprar pela primeira vez um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA). O investimento foi de R$ 4 mil.
Caso o novo voo se confirme, Hespanha será o primeiro turista espacial brasileiro e o segundo a viajar para o espaço. O primeiro foi o astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, que visitou a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em 2006.
A CSA, que pagou pela passagem, é uma empresa que diz ter a missão de unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas.
Em 25 de abril de 2022, ela colocou 5.555 NFTs à disposição do público e afirmou que um dos donos teria a chance de viajar ao espaço.
Cinco dias depois, em 30 de abril, foi feito um sorteio e o selecionado acabou sendo o brasileiro, que comprou o item para diversificar seus investimentos.
“É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, disse ao g1 Minas Gerais após saber que havia sido escolhido.
A tripulação do voo NS-21 ainda conta com a youtuber mexicana Katya Echazarreta, o engenheiro e investidor Evan Dick, o presidente da empresa de jatos executivos Action Aviation, Hamish Harding, o fundador da empresa imobiliária JJM Investments, Jaison Robinson e o cofundador da empresa de investimentos Insight Equity, Victor Vescovo.
A empresa de turismo espacial do magnata Jeff Bezos realizou 20 viagens ao espaço, mas apenas quatro tiveram passageiros. Em julho de 2021, o empresário participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.
Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (“Star trek”) finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.
Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço..
A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.
Fonte: G1 Globo