sexta-feira,15 novembro, 2024

Brasil precisa criar suas próprias ferramentas de IA, diz diretor de Centro de IA da USP

“O Brasil não está tão atrasado em IA como muitos pensam”, diz Fabio Cozman. “Temos cientistas, acadêmicos, grandes empresas e startups fazendo um trabalho bem forte. O que falta ao Brasil é a infraestrutura para criar localmente as ferramentas de IA de que precisamos”, completa o coordenador do Centro de Estudos da Inteligência Artificial da USP.

Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e um dos maiores especialistas em IA do país, Cozman foi um dos estudiosos a assinar um documento da Academia Brasileira de Ciências (ABC) com recomendações para o avanço da tecnologia no Brasil. “O Brasil tem instituições fortes que geram dados, como o IBGE, o SUS e a Fiocruz. Esses dados podem ser muito úteis para a construção dos nossos sistemas. Mas ainda falta uma estruturação integrada, financiamento, oportunidades e muita, muita informação”, afirma o especialista.

Durante o podcast, Fabio falou também sobre a regulação da tecnologia – que ele considera necessária, mas complexa. “As regras deveriam ser criadas de maneira setorial, com cada órgão discutindo a regulação em sua área de atuação. Se atribuirmos o controle geral a uma só instituição, não vai dar certo.”

Confira a conversa completa abaixo.

Por Marisa Adán Gil e Rodrigo Buldrini

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados