quinta-feira,19 setembro, 2024

Bots de Inteligência Artificial para experiência do cliente: tendências e benefícios

Bots de Inteligência Artificial para experiência do cliente: tendências e benefícios

Está em alta a discussão sobre bots de voz e bate-papo baseados em Inteligência Artificial (IA), mas a maioria das pessoas ainda prefere executar tarefas básicas, o que reflete no baixo desempenho das Respostas de Voz Interativas (IVRs) tradicionais. Os clientes estão abertos a essa tecnologia, mas apenas 30% acreditam que chatbots e assistentes virtuais facilitam a solução de problemas de atendimento.

As opiniões positivas de 40% dos consumidores não são tão importantes quanto os 60% que dizem que os bots falham, por isso, é importante consertá-los. Qualquer empresa que subestimar o valor da IA ​​nessa área ficará para trás. Então, como implementar bots de IA em seus negócios de uma forma que facilite e aprimore seus projetos?

Adotar uma abordagem mais realista para os bots, com ênfase na melhoria dos diálogos e no design dos serviços por trás de interfaces

As expectativas dos clientes estão mudando drasticamente com o surgimento de dispositivos de voz habilitados com IA, como Alexa, Google Home e Siri, bem como a introdução de novos aplicativos, como o ChatGPT. Por essa razão, é preciso tornar as interações do cliente mais simples, resultando em menos repetição de informações e desconexões para aprimorar as experiências de bot. A integração com a inteligência cognitiva (gestão do conhecimento contextual, análise preditiva e similares) será fundamental para isso.

Não espere ver as diferenças do dia para a noite, pois esse é um processo longo e que demanda tempo. Porém, é importante participar da mudança contínua de chatbots para agentes virtuais de conversação que podem lidar com interações complexas, a partir de um mecanismo de raciocínio sofisticado e sistemas de back-end integrados.

As empresas também devem começar com aplicações viáveis ​​em pequena escala, por exemplo, ter seu agente virtual “conversando” com os clientes, iniciando uma redefinição de senha, preenchendo um ticket de suporte ou fazendo uma reserva. Em seguida, usar a IA conversacional de maneira avançada para capturar e analisar conversas instantaneamente, desencadear ações e fazer com que os bots leiam nas entrelinhas para entender o que os usuários desejam.

Tornar as interações entre funcionários e bots um processo holístico é uma opção cada vez mais interessante

A maioria das interações iniciadas em bots resulta em transferência para agentes ao vivo. Há um aumento nas transferências à medida que os clientes passam da agência para o bot? Sim, especialmente, quando os processos estão quase concluídos para que os funcionários tenham mais tempo.

Aqui está um exemplo de como isso pode funcionar: um cliente liga para sua seguradora de automóveis após sofrer uma pequena colisão. A equipe responsável o orienta nas etapas a serem seguidas (como registrar uma reclamação, onde fazer o upload das imagens da cena e como lidar com todas as outras necessidades) e responde a quaisquer perguntas que possam surgir.

É neste momento que o agente oferece ao cliente a opção de ser transferido para uma experiência digital com o chatbot da empresa. Após concordar, a chamada é encerrada e o bot intervém via SMS, podendo enviar links para textos que tenham soluções, inserir vídeos de “como fazer”, ajudar a navegar pelo aplicativo móvel da companhia e responder qualquer pergunta em uma conversa natural semelhante à humana, além do usuário poder optar por sair da experiência digital a qualquer momento e ser conectado de volta a um agente ao vivo.

Diante deste cenário, mais organizações devem considerar ou facilitar as interações agente-bot em 2023 para melhorar custos e produtividade, mantendo e até mesmo aumentando sua Pontuação de Satisfação do Cliente (CSAT).

Este ano, a Experiência do Cliente (CX) dependerá menos das características das plataformas de contact center e mais de sua capacidade de coletar, processar e agir com base nos dados.

O interesse na análise de comunicação está crescendo à medida que as empresas buscam transformar dados ocultos de conversas com clientes em informações acionáveis ​​que podem ser usadas ​​para conduzir decisões estratégicas, táticas e ações operacionais. Por exemplo, usando análise de fala com tecnologia de IA para:

  • Reunir perfis de clientes com base em seus interesses e atributos para que possam ser usados ​​estrategicamente em conversas futuras (bot e humanos);
  • Gerar informações importantes sobre um grupo de consumidores que permitem que você se comunique de forma proativa (por meio de bots ou notificações automatizadas);
  • Ajudar os bots a entender o que os clientes estão solicitando (mesmo que seja formulado de maneira inesperada) para reconhecer seu objetivo ao iniciar uma conversa.

A plataforma de experiência baseada em IA com arquitetura de Interface de Programação de Aplicação (API) aberta fornece os recursos preditivos para obter percepções mais profundas do cliente, personalizar interações e reduzir custos operacionais enquanto colhe os benefícios das melhorias e integra-se perfeitamente com a infraestrutura existente, permitindo que as organizações encontrem, gerenciem e usem dados valiosos com rapidez, preservando os investimentos atuais.

Uma maneira fácil de começar a usar bots de IA é utilizar uma tecnologia de Alinhamento Vertical (VA) pré-criada, responsável por demonstrar o valor que a “inovação contínua” representa. Eles podem ser gerenciados e personalizados a partir de um painel simples sem a ajuda de uma equipe de desenvolvimento e usados ​​para fins simples ou muito avançados.

Por Mike Kuch, diretor sênior de Marketing de Soluções da Avaya

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