Desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o programa “Bom de Bola, Bom de Escola” foi retomado em 2018, na primeira gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Com um novo perfil se transformou numa ferramenta poderosa de cidadania, formação e resgate da cultura esportiva cuiabana, com o projeto “Meu Time, Minha Paixão”.
Este ano, com 2.142 estudantes matriculados e efetivamente participando das atividades, a iniciativa passou a ser realizada em 16 polos, contemplando todas as regiões da Capital. Dessa forma, o programa já é considerado um dos cases de sucesso de inclusão social da gestão municipal, com apoio à educação, integração familiar e lazer, além de proporcionar hábitos saudáveis.
No primeiro ano, o “Bom de Bola, Bom de Escola”, ainda sob a coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, atendeu 400 estudantes em quatro polos, localizados no Complexo Dom Aquino, Cophamil, Pedra 90 e CPA. Em 2019, já sob a responsabilidade da Educação, foi aberto um chamamento público e o número de atendimentos dobrou para 800. Neste ano, a procura por vagas gerou uma lista de espera de cerca de 250 crianças.
A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, enfatiza que o programa foi pensado como ação social, educativa e esportiva. “Foi criado para fortalecer o desenvolvimento das crianças na escola e é também uma oportunidade para que elas possam crescer praticando uma atividade esportiva, além de promover a inclusão e a justiça social. Ele prepara os nossos alunos para o futuro, fortalecendo principalmente aqueles que são bons de escola”, explica.
O Instituto para o Desenvolvimento Econômico (IDEAES) é responsável por executar as atividades do programa, que segue ampliando sua capacidade de atendimento. “Para atender um número maior de crianças, foi feita uma adequação no plano de execução, além da criação de uma plataforma, pela qual o estudante tem acesso a conteúdos específico das modalidades futebol e futsal, voltados para cada faixa etária”, explicou o presidente do IDEAES, Mário Márcio Pecora.
Segundo Pécora, o ambiente virtual oferece acesso aos estudantes, por meio de vídeo aulas, a temas transversais, onde são abordados diferentes aspectos ligados ao cotidiano dos estudantes, visando instruí-los sobre cuidados básicos de higiene, finanças, empreendedorismo e outros temas.
Bom de Bola, Bom de Escola
O Programa Bom de Bola Bom de Escola atende estudantes da rede pública municipal de ensino, dos 6 aos 14 anos, com a prática das modalidades futebol e futsal, sempre no contraturno escolar.
As atividades práticas são realizadas nos períodos matutino e vespertino, nos Mini Estádios e quadras esportivas, dos seguintes polos: bairro Pedra 90 (futebol de campo), Pedra 90 (futsal), Osmar Cabral, Jardim Imperial, Pedregal, Planalto e CPA I (Verdinho), CPA IV, João Bosco Pinheiro; Jardim Vitória, Coophamil, Dom Aquino, Praeirinho, Parque Cuiabá e Residencial Coxipó e Pascoal Ramos.