Especialistas alertam sobre principais cuidados que empresas precisam tomar nessa época, com grande exposição de suas infraestruturas de TI
A Black Friday é uma data muito aguardada pelo varejo, pelos consumidores — e pelos cibercriminosos. Com aumento nos acessos aos e-commerces e infraestruturas das empresas no limite, as brechas acabam virando cada vez mais comuns, causando problemas de cibersegurança.
Alexandre Sieira, CTO e cofundador da Tenchi, especializada em Gerenciamento de Riscos de Terceiros, aponta que é fundamental os executivos entendam que nenhuma empresa é uma ilha.
Alexandre Armellini, diretor de Red Team LATAM da Cipher, empresa de cibersegurança do grupo Prosegur, aponta às varejistas, especialmente às interligadas a parceiros que podem representar riscos, devem ter protocolos, que incluem:
Testes de vulnerabilidade;
Monitoramento de ativos;
Rastreamento de redes;
Manter equipe capacitada para respostas a incidentes.
“É importante realizar pentests, antecipando possíveis ações de hackers maliciosos, para assegurar que hotsites e aplicativos não tragam nenhuma brecha se segurança”, indica Armellini.
Thiago Marques, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Add Vale Security, afirma ser sempre válido aumentar cuidados com aplicações que trabalham com operações online. Marques indica, ainda, que são procedimentos essenciais:
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