Os avanços tecnológicos observados nos últimos dois anos mostram que a Inteligência Artificial não é o futuro, mas sim o presente. Ela está em toda parte.
Um estudo encomendado pela Microsoft para a Edelman Comunicação traçou um panorama de como as pequenas e médias empresas estão vivendo as transformações digitais e qual papel a IA está desempenhando em seus negócios. Segundo o levantamento, 74% dos executivos entrevistados afirmaram que estão usando a IA sempre ou muitas vezes, sendo que 90% deles busca adotar a tecnologia atualmente.
Quando a comparação é entre as empresas que são “nativas digitais” e “não nativas digitais”, o progresso na adoção de IA é ainda maior: 84% das nativas digitais afirmaram que já estão usando a tecnologia; 78% dos líderes das empresas nativas digitais disseram que têm a inteligência artificial como prioridade, contra 53% das não nativas digitais.
Soluções inteligentes de OCRs
A IA reúne várias tecnologias que buscam simular a capacidade humana de pensar, interpretar e decidir. Elas também podem “aprender por si mesmas”, a partir de sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados. É dessa forma que as soluções de OCRs têm se tornado cada vez mais inteligentes.
As ferramentas de reconhecimento e extração de dados, também conhecido como OCR (do inglês Optical Character Recognition) vêm se beneficiando significativamente com aplicações de IA. Embora estas soluções já estejam disponíveis no mercado há alguns anos, elas passaram por uma evolução profunda, tornando-se uma grande aliada de organizações de todos os portes.
Um dos principais benefícios é a automatização, com o reconhecimento automático e eficiente de documentos. Na área de Recursos Humanos, onde é muito comum sua adoção, é possível que se reconheça documentos físicos como RGs, CPFs, CNHs, comprovantes de endereço e outros, otimizando a leitura e a extração de informações essenciais para processos de admissão e desligamento.
Além de digitalizar a coleta de dados, a integração com a extração inteligente de dados fortalece a segurança dos processos com 90% de acuracidade; redução de tempo de validação de documentos de 5 minutos para 1,5 minuto.
Importância da economia de tempo
Como observamos, a economia de tempo é um dos principais benefícios do uso de IA na conversão de imagem em texto. Vale lembrar que a transcrição manual de texto de imagens pode ser uma tarefa tediosa e demorada, enquanto os conversores dotados de IA podem fazer isso com velocidade, liberando os colaboradores para realizarem tarefas mais estratégicas e, consequentemente, elevando a produtividade.
Não é à toa que a IA tem sido amplamente utilizada na identificação de documentos e extração de dados. Os conversores de imagem inteligentes são bem menos propensos a cometer erros em comparação com a transcrição manual e, como resultado, temos um texto extraído mais preciso e confiável.
No caso de pessoas com deficiência visual ou que necessitam acessar informações de imagens, podemos considerar a IA uma virada de jogo: a ferramenta é capaz de converter em fala o texto extraído.
A conversão de imagem em texto com apoio da IA simplifica o processo, economiza tempo, melhora a precisão e aumenta a acessibilidade. Com passos simples, qualquer pessoa pode converter imagens em texto editável. Estamos caminhando para um futuro cada vez mais cheio de surpresas, mas uma coisa é certa: este futuro será muito mais ágil e produtivo.
Por Marcelo Araújo.
Marcelo Araújo é Diretor Comercial na Ebox Digital. Tem mais de 35 anos de experiência na área comercial com foco em vendas de produtos de tecnologia e serviços, executivo com atuação em clientes de médio e grande porte, destacando vivência em empresas de software, BPO, gestão eletrônica de documentos , ECM e BPM.
Fonte: TechMundo