O ano foi marcado pelo avanço das máquinas, mas muita coisa estranha também tomou conta do noticiário
O ano de 2023 foi marcado por avanços significativos na tecnologia, como avanço nas vacinas e na inteligência artificial (IA). Mas também houve notícias bizarras e um tanto quanto curiosas. A seguir, confira algumas delas.
Bebês gerados por robô
A tecnologia de reprodução assistida está evoluindo rapidamente, e agora os bebês podem ser gerados por robôs. Em abril de 2023, nasceram nos Estados Unidos os primeiros bebês concebidos por uma injeção de esperma realizada por um robô. A novidade foi desenvolvida pela empresa espanhola Overture Life.
A tecnologia conseguiu injetar o esperma no óvulo com precisão. O procedimento é mais preciso do que a inseminação artificial tradicional, que é realizada por um médico ou enfermeiro. Os bebês nascidos com a nova tecnologia são saudáveis e estão se desenvolvendo normalmente.
Ondas de choque penianas
O investidor em tecnologia Bryan Johnson está tentando diminuir a idade de seu corpo usando uma combinação de métodos, incluindo uma dieta vegana, exercícios físicos e tratamentos médicos.
Em setembro de 2023, Johnson anunciou que está usando um tratamento experimental com terapia por ondas de choque penianas. O método é usado para tratar a disfunção erétil e a doença de Peyronie, mas Johnson acredita que ela também pode ter benefícios antienvelhecimento.
A terapia usa ondas de choque de baixa energia para estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos e tecidos no pênis. Os pesquisadores acreditam que essa estimulação também pode ter efeitos benéficos em outras partes do corpo, incluindo o cérebro, o coração e os músculos.
O carro mais longo do mundo, que mede 30,5 metros de comprimento, é uma limusine chamada The American Dream. O veículo foi construído em 1986 pelo customizador Jay Ohrberg e restaurado em 2023 por um grupo liderado pelo desenvolvedor Michael Dezer.
O transporte possui uma série de amenidades luxuosas, incluindo uma banheira de hidromassagem, uma piscina, um heliponto, um campo de minigolfe, uma quadra de basquete e uma sala de cinema.
O veículo também possui um espaço para até 75 pessoas. automóvel entrou para o Livro dos Recordes Guinness em março de 2023, quebrando seu próprio recorde mundial de 1986.
A inteligência artificial bizarra
Chatbots e outros sistemas de IA generativa podem gerar falas bizarras porque são projetados para prever a próxima palavra com base em um grande conjunto de dados de texto. No entanto, esse processo pode levar a imprecisões, como a geração de informações falsas ou contraditórias.
Por exemplo, em abril de 2023, usuários utilizaram prompts para fazer com que o ChatGPT passasse sites para conteúdo de pirataria e chaves do Windows.
Os desenvolvedores de IA estão trabalhando para melhorar a confiabilidade desses sistemas, mas ainda é um desafio.
Fonte: Terra