sexta-feira,22 novembro, 2024

BBB: uso intensivo de tecnologia e teste de novas ferramentas faz programa virar ‘hub de inovação’ na Globo

Inteligência artificial, 5G, biometria e monitoramento físico dos participantes são algumas das tecnologias utilizadas no programa atualmente

Quando surgiu em 2002, o Big Brother Brasil pouco chamava atenção no quesito tecnologia: eram 40 câmeras e 60 microfones espalhados pela casa, a fim de garantir a transmissão ao vivo, 24 horas por dia, feita pelo pay-per-view de alguns canais da TV paga. Mas as mais de duas décadas no ar fizeram o BBB evoluir tecnologicamente a cada edição, transformando o programa em um grande hub de inovações da TV Globo.

Ao longo dos anos, o programa foi responsável por testar tecnologias de integração de sistemas de dados e votos digitais – deixando os votos por telefone no passado. O BBB também funcionou como uma espécie de base de suporte para plataformas como Globoplay. Até mesmo coisas mais simples, como o uso de painéis de LED, um dia também já foram uma grande novidade no reality.

Segundo a produção do programa, a intenção com todas as inovações aplicadas ao BBB é “deixar a experiência do público ainda melhor e mais imersiva”, focando em uma “fluidez entre o real e o virtual”.

Do 3D para o 4k e o 5G

Em 2013, o BBB usou câmeras especiais da Panasonic que captam as imagens em 3D. Com isso, o programa ofereceu aos assinantes do pay-per-view a primeira transmissão 3D do reality show. Era necessário ser assinante dos pacotes HD da NET e possuir uma TV compatível com a tecnologia.

Quando a tecnologia 4k chegou ao mercado, o BBB passou a utilizar câmeras do tipo para oferecer aos espectadores a experiência de conferir o programa em resolução 4k. Hoje, a resolução já é chamada de ultra 4k.

Neste ano, a casa BBB 24 tem ainda mais câmeras que na edição anterior – eram 63, agora são 70, todas de alta tecnologia, e algumas delas já operam no padrão 5G, com impacto na redução de cabeamento.

As câmeras 5G podem funcionar até 100 vezes mais rápido que as do modelo 4G, o que otimiza o fluxo de informações enviado para a sala de edição e, consequentemente, para a transmissão que o espectador assiste.

Monitoramento físico

Participantes do BBB 23 usam um modelo "apagado" do Samsung Galaxy Watch 4, sem conexão com a internet — Foto: Reprodução/Gshow/BBB 23
Participantes do BBB 23 usam um modelo “apagado” do Samsung Galaxy Watch 4, sem conexão com a internet — Foto: Reprodução/Gshow/BBB 23

Desde 2022, os participantes do BBB usam smartwatches para o monitoramento físico dentro da atração. Boninho já chegou a explicar em seu Instagram que os relógios são alterados para ficarem “apagados” para os participantes, sem conexão com a internet. Dessa forma, apenas as funções de monitoramento físico permanecem ativas, como os de bem-estar e o batimento cardíaco — mostrado na tela para os espectadores em dias de eliminação.

Inteligência artificial, biometria e reconhecimento facial

Em 2023, o Mediatech, departamento de mídia e tecnologia da TV Globo, anunciou o BBB 23 como “a edição mais tecnológica da história do programa” – inteligência artificial, biometria e reconhecimento facial foram algumas das tecnologias empregadas pela primeira vez no reality do ano passado.

Além das câmeras comuns, a edição passou a monitorar os participantes com equipamentos de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina). Os recursos permitem a identificação dos participantes, “promovendo um acompanhamento automático dos cortes de câmera para mapear os movimentos pela casa”, explicou a produção na época.

O quarto do líder aplicou reconhecimento facial e biometria para permitir o acesso ao cômodo. As mesmas ferramentas foram usadas para que o líder acesse a central de controle do quarto, recurso que permite conferir, de maneira limitada e pré-determinada, imagens e áudios de outros participantes em diferentes lugares da casa.

Metaverso

Metaverso no BBB 22 — Foto: Reprodução/TV Globo
Metaverso no BBB 22 — Foto: Reprodução/TV Globo

Em 2022, o Big Brother levou dois participantes para uma experiência no metaverso. Na ocasião, Boninho comandou a ação com os participantes Arthur Aguiar e Paulo André. “Vamos levar vocês para um outro ambiente, um outro mundo completamente diferente. É muito legal. Eu vi a experiência. É a coisa mais louca do mundo. É o futuro!”, disse o diretor.

Usando óculos de realidade virtual Meta Quest 2, os participantes ficaram imersos em uma espécie de cidade do BBB no metaverso, onde puderam interagir como em um jogo de videogame – mas com os próprios movimentos do corpo.

Mais IA em 2024

Em 2024, o uso de IA na casa foi intensificado com a câmera ‘Segue o Líder’, que monitora o participante de forma automática e usa um algoritmo para fazer cortes para o melhor ângulo. Apresentada por Boninho, diretor de programas da TV Globo, durante o evento CCXP 2023, a ferramenta faz o monitoramento de forma automática, enquanto o algoritmo de IA consegue fazer cortes e escolher qual é o melhor ângulo do participante naquele momento – sem que um editor humano precise intervir.

Alguns eletrodomésticos da casa também contam com IA para ajudar nas tarefas do dia a dia. Na cozinha, a Electrolux disponibilizou uma linha de geladeiras com tecnologias exclusivas, como o AutoSense, IA que reconhece as rotinas dos usuários e adequa a temperatura da geladeira para evitar o desperdício de alimentos.

Fonte: Época Negócios

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados