Um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira pousou na tarde de ontem (28) no aeroporto Presidente João Batista Figueiredo com 170 cilindros de oxigênio para pacientes com Covid. Os materiais foram enviados pelo governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e foram distribuídos para os municípios que compõe a região de Sinop, Peixoto de Azevedo, Colíder, Alta Floresta, Juína e Juara.

Uma empilhadeira retirou, de maneira cautelosa, os cilindros do avião e eles foram colocados em duas carretas para transportá-los até os hospitais. Sinop, por exemplo, deve ficar com cerca de 10 cilindros.

Os aviões Hércules C-130 estão entre os maiores da FAB. Outra aeronave, pousou em Sinop por volta das 16h30, com mais 170 cilindros, totalizando 340.

As aeronaves decolaram do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e por conta do oxigênio dentro dos cilindros fizeram voo mais baixo.

Após ser notificado por empresas fornecedoras do insumo, o governo do Estado solicitou apoio do governo Federal, através do Ministério da Saúde, quanto aos estoques de oxigênio. A ação teve o objetivo de suprir os hospitais que não são geridos diretamente pelo Estado, mas que já passavam por dificuldades ligadas ao baixo estoque de oxigênio.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que o abastecimento na rede estadual já estava garantido mesmo com o consumo 250% maior que a média normal.

Atualmente, o Hospital Regional de Sinop registra 100% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva.

Fonte: site Sonotícias/Sinop

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui