sexta-feira,20 setembro, 2024

As cooperativas e a tecnologia

Especialmente, com relação às cooperativas do ramo agropecuário, a extraordinária evolução que o campo experimenta há décadas é fruto da ciência e da tecnologia, mas, para ser efetivamente implementada é necessário um ambiente de conectividade, ou seja, internet de qualidade. Essa é a grande barreira, a maior deficiência para a expansão do emprego da tecnologia. Recente pesquisa do Ministério da Agricultura e do Conectagro revela que 73% dos estabelecimentos rurais brasileiros – o que corresponde a 195 milhões de hectares – permanecem fora do universo on-line, ou seja, não tem conexão com a internet e, assim, não acessam nem usufruem os benefícios da tecnologia digital.

Internet no campo é a porta de entrada da tecnologia a qual, por sua vez, é chave para a prosperidade econômica da propriedade rural e a qualidade de vida da família rural. O crescente protagonismo do agronegócio colocou o universo rural na pauta das prioridades do Governo e da sociedade por várias razões, entre elas, a crescente importância do setor primário e do agronegócio para a economia brasileira. A importante contribuição do agronegócio na economia em geral e nas exportações em particular justifica toda prioridade que o setor primário recebe.

A ciência e a tecnologia presentes nas propriedades estão na genética dos rebanhos, nas sementes e fertilizantes, nos defensivos agrícolas, no controle biológico de pragas, nas máquinas e equipamentos. A tecnologia acessada pela internet permite a operação de equipamentos da agricultura de precisão, tratores, colheitadeira, drones, sistemas de irrigação, plantadeiras, veículos e toda sorte de implementos agrícolas. Essa nova dimensão assegura a sustentabilidade da atividade agrícola, impacta na produção e na produtividade.

E isso é apenas parte da revolução do conhecimento que todos os setores da economia estão experimentando e que precisa chegar ao campo de forma mais rápida pela internet. Estamos no limiar de uma época em que o uso da inteligência artificial, da big data e da internet das coisas está modificando o modo de vida e de trabalho. Um efeito colateral positivo dessa transformação é a manutenção e atração do jovem para o campo. Esse avanço constitui-se em grande conquista para os jovens que vivem e trabalham no meio rural: eles passarão a ter acesso a todos os produtos educacionais, culturais e recreativos ancorados na internet.

A tecnologia está transformando todos os fazeres humanos e as cooperativas participam desse movimento irreversível.

Luiz Vicente Suzin, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC). 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Por: Portal do Agronegócio

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados