Os principais problemas decorrentes da poluição são doenças respiratórias e de pele e infecções nos olhos

A cidade de Lahore, no Paquistão, foi envolvida por um nevoeiro espesso e tóxico, resultando em dezenas de milhares de pessoas doentes e no fechamento de escolas, mercados e parques durante quatro dias.

Salman Kazmi, médico do principal Hospital Mayo, recomendou que os moradores se protejam da poluição. “Usar marcas e ficar em casa são as duas soluções mais fáceis para evitar ser levado às pressas para hospitais com doenças respiratórias, infecções nos olhos e doenças de pele”, disse ele.

A rede Al Jazeera destaca que o município, outrora conhecido como a cidade dos jardins pela sua vegetação exuberante, tornou-se intensamente poluído devido ao aumento da população – agora são 242 milhões de pessoas – e à rápida urbanização.

Um relatório de 2022 da empresa IQAir classificou Lahore como o local mais poluído do mundo. Nesta quinta-feira (8), a concentração de PM 2.5 (partículas inaláveis finas) no ar local aproximou-se de 450, número considerado perigoso e que é 30 vezes superior à exposição média diária máxima recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Texto: Redação, do Um Só Planeta