sexta-feira,20 setembro, 2024

Apps de finanças e games são tendência em 2023, aponta estudo

O relatório anual Mobile Apps Trends da Adjust aponta uma alta para 2023 na instalação de apps nos segmentos de e-commerce, fintech e games em todo o mundo. O estudo é baseado em tendências de longo prazo a partir da análise de mais de 100 mil aplicativos mensurados pela companhia.

Para a elaboração do relatório, a Adjust considerou taxas de instalação de apps em nível global, bem como abertura de sessão, tempo gasto em aplicativos, retenção e reatribuição durante o último ano.

Destaque para apps na América Latina

Os dados do relatório Mobile Apps Trends 2023 revela um cenário de expansão no mercado de aplicativos especialmente na América Latina, com destaque para as categorias de finanças, games e comércio eletrônico.

Fintechs

Com base nos dados do último ano, os latino-americanos registraram o maior engajamento em aplicativos de fintechs:

  • Aumento de 54% em sessões, acima da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) com 40% e Ásia-Pacífico com 30%;
  • Aumento de 8% em instalações, atrás apenas da EMEA com 10%.

Destaque para os apps brasileiros Nubank (49 milhões de downloads) e Caixa Tem (38 milhões) entre os baixados em 2022, segundo levantamento da Apptopia.

Games

O setor de aplicativos de jogos teve uma queda nos números de instalação e engajamento em todo o mundo, mas a projeção é de uma recuperação impulsionada pelo mercado latino-americano, em especial o brasileiro.

Mundialmente, a tava de instalação de apps de games caiu 12% em 2022, sendo o maior número registrado na América do Norte (com queda de 20%). Já a América Latina apresentou a menor taxa de redução entre todos as regiões, com apenas 6%.

E-commerce

A América Latina liderou com folga o segmento de aplicativos de comércio eletrônico em 2022 e a tendência de alta deve continuar no ano vigente:

  • Aumento de 11% na instalação de aplicativos;
  • Aumento de 20% no acesso de apps, enquanto América do Norte registrou apenas 1%;
  • Aumento de 4% nos valores gastos dentro dos apps.

Destaque para a argentina Mercado Livre, que aparece como o 10º app de e-commerce mais baixado em 2022 segundo a Apptopia. A companhia tem o Brasil como seu principal mercado, correspondendo por 54% de sua receita.

No relatório do ano anterior, os apps de e-commerce já se destacavam na América Latina com alta de 14% no número de instalações em 2021, enquanto a média global era de 12%.

360 News
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