A Apple aprovou pela primeira vez um emulador de jogos antigos de PC na App Store. A partir de agora, donos de iPhones, iPads e do headset Apple Vision Pro podem baixar o UTM SE para aproveitar títulos clássicos de diferentes sistemas operacionais sem custos.
O UTM SE foi rejeitado na primeira tentativa de entrar na loja virtual. Porém, ela conseguiu desenvolver uma nova versão que não usa o JIT (just-in-time), um recompilador que faz a conversão dos códigos originais de uma plataforma para a arquitetura ARM e não é suportado. Após a alteração, a empresa autorizou a sua integração no catálogo.
Com a ajuda de um desenvolvedor parceiro, a equipe do emulador foi capaz de lançar a nova versão tanto na App Store quanto na AltStore PAL. Essa é a plataforma “alternativa” liberada em países da União Europeia, que forçou a companhia a permitir a presença de outras lojas de aplicativos em seus dispositivos.
A Apple passou a liberar emuladores retrô na loja virtual a partir de abril deste ano — sem fazer menções ao download de ROMs, que ainda são consideradas ilegais. Desde então, programas que permitem rodar títulos antigos de portáteis da Nintendo e até do PSP já foram adicionados ao catálogo.
Como emular jogos antigos de PC na App Store
Para usar o UTM SE, é necessário instalar dentro do emulador uma máquina virtual customizada. Ela pode ser baixada no site do próprio aplicativo ou então desenvolvida do zero por usuários mais experientes em programação.
As máquinas virtuais mais populares são versões do Windows, do XP até o atual Windows 11. Além disso, ele tem distros de Linux, como Ubuntu, Debian e Fedora, a build FreeDOS e até uma antiga atualização do próprio macOS.
O emulador roda títulos nas arquiteturas x86, PPC e RISC-V. Para quem deseja uma experiência que simule ainda mais o ambiente retrô, ele tem um modo para gráficos no padrão VGA e um terminal para sistemas operacionais operados apenas por texto.
Pelos comentários na App Store, ainda há alguns problemas de desempenho no emulador de certas máquinas virtuais, em especial pela ausência do JIT, travamentos e alta latência. Porém, esse é considerado um passo importante para que mais aplicativos do tipo entrem na loja virtual.
Nilton Kleina, via nexperts