sexta-feira,22 novembro, 2024

Apple faz jogada para mudar a arena do metaverso da saúde

À medida que a Apple anuncia novas incursões no Metaverso da saúde – é o momento de avanço do mundo físico-digital na área da saúde?

Depois de anos em produção, no início deste mês, a Apple lançou seu projeto de realidade mista (MR) por meio do fone de ouvido Vision Pro. O dispositivo, que poderia ser chamado de Reality One, foi projetado para fornecer uma experiência imersiva aos usuários, permitindo que eles acessem tecnologias avançadas, incluindo Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Inteligência Artificial (IA).

O Metaverso – um espaço para os mundos físico e digital colidirem – é frequentemente percebido como um risco e desafio devido à sua nova abordagem e dependência de tecnologias acessíveis. Como resultado, a hesitação permanece em torno do papel do Metaverso na saúde. No entanto, à medida que murmúrios de sua relevância e menções de potencial mensurável no Metaverso se desenvolvem, muitos membros da indústria questionam se sua influência na saúde está prestes a decolar.

A luta da Apple pelo primeiro lugar
A GlobalData prevê que o mercado de metaverso valerá US$ 627 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 34% entre 2023 e 2030.

A GlobalData é a empresa-mãe da Tecnologia Farmacêutica.

Os avanços significativos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Apple no Metaverso vieram quando outras gigantes, Microsoft e Meta (anteriormente Facebook), anunciaram intenções e planos para perseguir o Metaverso.

Em novembro de 2021, o então Facebook (agora Meta) anunciou um plano para se concentrar no Metaverso. Pouco depois, a Microsoft revelou que estava investindo US$ 70 bilhões na aquisição da Activision Blizzard, líder em videogames, para perseguir, em parte, seus objetivos no Metaverso. Talvez sem surpresa, a pesquisa do Google Trends descobriu que “Metaverso” foi um dos termos de tecnologia em alta em 2021.

Embora as atividades de pesquisa e desenvolvimento das três gigantes tenham fervido simultaneamente, o último lançamento da Apple ocorre quando a contribuição da Meta para o Metaverso foi percebida como sem brilho. Após o lançamento de seu headset de realidade mista (MR) Meta Quest Pro em outubro de 2022, números de vendas decepcionantes apresentam à Apple a oportunidade de levar seu novo lançamento para o espaço do Metaverso de saúde convencional.

Acesso à informação e à educação
O Metaverso está aumentando nossa capacidade de acessar informações e educação sobre nossa saúde. “Um dos principais benefícios do Metaverso para o aprendizado é a capacidade de criar experiências imersivas e interativas que podem envolver e motivar os alunos de uma maneira que os métodos tradicionais podem não ser capazes”, disse a Dra. Jane Thomason, presidente interina do Conselho Mundial do Metaverso, à Pharmaceutical Technology Focus.

“O Metaverso pode desempenhar um papel fundamental na revolução do acesso à informação e educação em saúde”, disse Tobias Schaffner, consultor sênior de tecnologias disruptivas da Ernst & Young, ao Pharmaceutical Technology Focus. A possibilidade de aproveitar ambientes virtuais imersivos e interativos permite que os usuários explorem, aprendam e se envolvam com conteúdo relacionado à saúde. As principais empresas de tecnologia, Apple, Meta e Microsoft, querem estar na vanguarda desta nova era da saúde.

Últimos desenvolvimentos
Inovações recentes em hardware habilitador do Metaverso, particularmente headsets de realidade virtual e realidade mista de ponta, “apresentam avanços promissores que provavelmente aumentarão a conscientização do público e impulsionarão a adoção entre os grupos interessados”, diz Schaffner.

“Esses avanços tecnológicos têm o potencial de desbloquear novas aplicações e abrir caminho para casos de uso pioneiros, beneficiando os pacientes e o setor mais amplo de ciências da vida”, detalha Schaffner. No entanto, a conectividade é necessária em todo o setor para maximizar o apelo e a aceitação de um Metaverso de saúde.

“É importante reconhecer que o Metaverso é baseado em vários pilares interconectados, e o progresso contínuo e a evolução em todos esses diferentes pilares são essenciais para cumprir o potencial do Metaverso em uma escala maior”, acrescenta Schaffner.

Surgiram desenvolvimentos na integração do conceito de Metaverso na área da saúde nos últimos anos, compartilha Thomason. Os profissionais empregam aplicativos de RV para o controle da dor durante procedimentos médicos, terapia psicológica para combater fobias e programas de reabilitação que variam de crianças a idosos. A RA tem sido usada para sobrepor informações médicas a objetos do mundo real, auxiliando os profissionais de saúde no diagnóstico e planejamento do tratamento.

As plataformas de telemedicina com elementos do Metaverso permitem que os pacientes consultem virtualmente os profissionais de saúde, melhorando o acesso e diminuindo as barreiras geográficas e sociais.

Comunidades de suporte virtual e programas de educação de pacientes dentro de plataformas semelhantes ao Metaverso também ganharam força, diz Thomason, promovendo o apoio entre pares e o compartilhamento de conhecimento. Os conceitos de compartilhamento de dados habilitados pelas tecnologias de contabilidade distribuída também ganharam alguma atenção recentemente.

Apoio científico cresce
Notavelmente, os pesquisadores mergulharam na ciência e na oportunidade por trás de um Metaverso para a saúde nos últimos dois anos.

Em um estudo de 2022, os pesquisadores afirmaram que estender o Metaverso aos cuidados de saúde poderia ter “um impacto profundo na prática clínica e na saúde humana”. Ao criar um Metaverso de “tecnologia médica e IA” (MeTAI), eles disseram que a combinação de tecnologia poderia apoiar o desenvolvimento, prototipagem, avaliação, regulação, tradução e refinamento da prática médica baseada em IA, particularmente diagnóstico e terapia guiados por imagens médicas.

Outro estudo de pesquisa de 2022 relatou que os sistemas de saúde descobriram que a integração do Metaverso e da saúde melhorará a alocação e a utilização de recursos.

As organizações autónomas descentralizadas podem dominar
Uma mudança da Web 2.0, centrada na leitura e escrita, para a Web 3.0, com foco na leitura, escrita, posse e participação, permitirá a mudança para o Metaverso, destaca Schaffner. “Construído em software de código aberto por uma comunidade aberta de codesenvolvedores, o Metaverso é, por padrão, tudo sobre comunidade e colaboração”, diz Schaffner.

Aclamadas como a estrutura de escolha da empresa, as empresas farmacêuticas estão explorando as Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs), que criam a comunicação multissetorial necessária e incentivam a participação em rede. DAOs são entidades lideradas pela comunidade sem autoridade central. “Todos com participação em uma DAO podem fazer propostas em relação ao seu futuro”, diz Thomason.

Idealmente, o movimento em direção à comunidade e à colaboração se aproxima dos registros eletrônicos de saúde (RES). Ele capacita os pacientes a controlar quem pode acessar quais informações e, posteriormente, pode impactar como os pesquisadores conduzem futuros estudos clínicos.

No entanto, há uma necessidade de uma governança mais central, diz Schaffner, principalmente no que diz respeito a dados sensíveis, que a comunidade de usuários e formuladores de políticas está abordando atualmente. “Tudo isso está forçando um repensar radical na forma como as empresas abordam as oportunidades digitais”, acrescenta Schaffner.

“Eu realmente acredito que os setores de ciências da vida e saúde – e os pacientes em particular – podem emergir como grandes vencedores no movimento em direção ao Metaverso”, detalha Schaffner. Pesquisa científica, inovação e histórias de sucesso ajudam a defender os desenvolvimentos do Metaverso. Isso significa que o mais recente lançamento da Apple será a tecnologia inovadora? O tempo dirá.

Fonte: DK Dikajob

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados