A Apple deve anunciar um novo aplicativo próprio para o iOS 17 que vai rodar no iPhone e iPad: um diário. Segundo rumores, o software será uma das poucas novidades da empresa da maçã para seu sistema operacional móvel durante a WWDC, evento de junho para desenvolvedores que apostam em seu ecossistema.
O que você precisa saber:
- O novo app é chamado internamente de Jurassic e será um diário inteligente para o iPhone e iPad.
- Além de um espaço para o usuário escrever o que fez, o app vai sugerir ações com base nos sensores do celular.
- Sugestões ficam armazenadas apenas no aparelho que as detectou e serão lembradas para o usuário por até um mês.
- Novo app pode tornar mais difícil a vida de desenvolvedores que criaram soluções semelhantes no passado.
De vez em quando um aplicativo próprio da Apple nasce de forma nativa e é entregue para todo mundo que atualiza o iOS no iPhone o iPad. Foi assim com a lousa colaborativa do Freeform no iOS 16.2, o Traduzir que chegou no iOS 14 e o Apple Mapas em 2012. Agora, em 2023, outro software deve nascer e ele será um diário.
Segundo o WSJ, a ideia não é apenas escrever o que você fez durante o dia, mas utilizar ferramentas e sensores do iPhone e iPad para sugerir o que colocar na compilação de ações. Com isso, o aplicativo que tem o nome interno de Jurassic, pode lembrar no final do dia que a pessoa fez um exercício, encontrou amigos e quanto tempo ficou com eles.
Diário da Apple será nativo para todos no iOS 17
Com isso em mente, fica claro o foco da Apple em saúde mental para que o usuário reforçe lembranças de coisas boas que aconteceram durante o dia. As sugestões do conteúdo para o diário devem durar quatro semanas e elas ficarão presas dentro do dispositivo.
Isso significa que o que você fez de importante para o app não será exibido em outro produto, como o iPad – imagina só o risco.
A chegada do aplicativo de diário pode significar o fim da vida de outros que fazem basicamente a mesma coisa, ou não. O iPhone tem uma ferramenta própria para anotações e isso não fez concorrentes como o Evernote sumir do mapa, muito menos o não tão popular Keep do Google.
Os mapas da Apple também não fizeram o Waze ou o Google Maps perderem a relevância e o público. Tudo bem que, neste caso, a solução nativa da empresa da maçã nasceu como um desastre e anos depois só é forte de verdade nos Estados Unidos.
Fonte: Olhar Digital