Em um ambicioso plano focado em sustentabilidade, a Apple anunciou novidades envolvendo o uso de materiais reciclados e emissão de carbono, durante a apresentação dos seus novos produtos na última terça-feira (12).
Segundo informações divulgadas pela empresa, tanto o iPhone 15 Pro quanto o iPhone 15 Pro Max possuem um total de 20% de conteúdo reciclado ou renovável.
Ambos os modelos são fabricados com alumínio 100% reciclado para a estrutura interna e cobalto 100% reciclado na bateria.
Além disso, os aparelhos também incluem elementos de terras raras 100% reciclados em todos os ímãs e ouro 100% reciclado no conector USB-C.
Em relação às substâncias nocivas, a Apple anunciou que os dois novos iPhones não contêm berílio, retardantes de chama bromados, PVC, ftalatos, arsênico no vidro do ecrã e mercúrio.
Emissão de carbono
De acordo com a Apple, o objetivo é tornar todos os seus produtos neutros em termos de carbono até 2030.
Com isso, as emissões totais do elemento feitas pela empresa serão reduzidas para 9,6 milhões de toneladas métricas — o que significa uma redução de pelo menos 75% em relação à linha de base de 2015, segundo informações da gigante da tecnologia.
Para atingir a meta, a fabricante planeja completar a transição para uso de eletricidade 100% limpa em suas fábricas e para a utilização de seus produtos. Além disso, a Apple também afirma que priorizará o transporte não aéreo, como as vias marítimas e ferroviárias, além da utilização de materiais reciclados e de baixo carbono.
Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais, políticas e sociais da Apple, disse que o Watch Series 9 da empresa será o “primeiro produto neutro em carbono” da empresa. Segundo ela, essa informação foi certificada por um terceiro independente.
Jackson também informou que a empresa não usará mais couro em nenhum dos seus novos produtos, incluindo as pulseiras de relógio. Para substituir o material será utilizado um tecido chamado “tecido fino”.
O tal tecido fino será produzido com 68% de material reciclado, proporcionando uma pegada de carbono significativamente menor do que o couro, disse a Apple.
Fonte: CNN