O mercado de streaming de televisão mudou depois que a Netflix lançou seu plano de anúncios no ano passado e já causou um impacto significativo no mercado brasileiro, especialmente com seu novo preço mais baixo. Em escala global, a pesquisa da Integral Ad Science (IAS) mostra que quase dois terços dos consumidores preferem CTV a outras formas de consumir conteúdo. Nos Estados Unidos, 73% dos consumidores estão dispostos a ver anúncios em troca de conteúdo de streaming gratuito, mostrando uma tendência que provavelmente será observada no Brasil.

No Industry Pulse Report publicado pela IAS no mês passado, 81% dos especialistas em mídia preveem que o streaming de vídeo apoiado por anúncios crescerá em popularidade entre os consumidores. Esse dado aponta para uma expansão global dos planos de streaming com opção ad-supported, pois reduz o custo final para o consumidor e conecta as plataformas com outras marcas reconhecidas no mercado.

Consumidores estão otimistas sobre os planos de anúncios em serviços de streaming
Quem assiste TV regularmente já está acostumado com os intervalos comerciais. Com a popularização do streaming, a forma como assistimos à televisão se transformou e o binge-watching, nome inglês para assistir uma série em sequência, tornou-se uma das formas mais populares de consumir conteúdo.

Porém, com uma grande variedade de serviços de streaming disponíveis, o custo final para o consumidor pode ultrapassar centenas de reais, já que os preços variam entre R$ 14 e R$ 40 cada, por mês. Com isso, as pessoas acabam optando por um ou dois serviços, dependendo do conteúdo que mais desejam consumir. Para priorizar as plataformas de streaming, as assinaturas de TV a cabo tendem a ser a primeira coisa a ser cancelada pelos usuários.

Para reverter a pirataria de conteúdo e atrair novos consumidores, a tendência é popularizar planos mais baratos, mas com anúncios no conteúdo. Com essa estratégia, a CTV pode se tornar o padrão de consumo de conteúdo.

Monetização
Um dos principais motivos para a adoção dos anúncios foi aumentar as vendas ao segmentar conteúdo relacionado, pois mais marcas podem ter seus produtos diretamente associados ao que o usuário está consumindo. De acordo com o guia IAS, 24 bilhões de dólares serão gastos em anúncios de CTV nos Estados Unidos até 2024.

Mas apenas colocar um anúncio com grande audiência não é garantia de bons resultados, pois o sucesso de uma campanha é melhor alcançado se o que está sendo exibido estiver alinhado com o anúncio. Dessa forma, a pesquisa com usuários confirma que 42% dos usuários de CTV provavelmente ou muito provavelmente verão um anúncio até o final se os anúncios forem contextualmente relevantes.

A adoção de anúncios em plataformas de streaming já é uma realidade e o mercado brasileiro começa a se movimentar para esse setor com grandes investimentos. Esta é uma nova oportunidade para as marcas conectarem seu produto com conteúdos mais alinhados com seu público-alvo.

Fonte: