Anitta. Carioca. Suburbana. Funkeira. Sensual demais. Carismática de menos. Polêmica demais. Política de menos. Anitta sofre julgamentos por todos os lados desde que virou uma pessoa pública. E como ela responde? Com trabalho e resultado.
Minha opinião: Anitta é a melhor profissional de branding do Brasil. Falo isso em palestras e salas de reunião há anos. A verdade é que sua marca era carregada de amor e ódio. Muito mais fãs do que odiadores, acredito eu, mas, ainda assim, muitas dúvidas e descréditos. Até que semana passada uma de suas músicas solo, Envolver, entrou na lista das Top 5 mais ouvidas do Spotify. E foi então que o Brasil se uniu.
Começamos a escutar Envolver quase que como um dever patriota, como que torcendo pelo Brasil em um esporte, para que ela chegasse ao topo. Dia a dia, o ranking ia melhorando. E um dia o Brasil acordou campeão. Anitta conseguiu! Chegou no topo da lista das mais ouvidas no mundo no Spotify e foi a primeira mulher latina a conseguir esse recorde em uma música solo. Caraca.
Desde então, os comentários nas redes sociais mudaram. Orgulho nacional. Vamos Brasil! Anitta é uma gênia.
O Brasil que torceu pelas seleções menos favorecidas nas Olimpíadas no Rio. O Brasil que vota em histórias de superação no BBB agora abraça Anitta e deixa seus julgamentos de lado.
Brand Lovers, consumidores apaixonados por marcas, são muito mais do que promotores. Promotores falam bem de empresas e produtos para que seus amigos e familiares façam boas compras. Brand Lovers querem que a marca dê certo. São capazes de defender sua causa, querem consumir todos os seus produtos, torcem pelo seu sucesso. São capazes de colocar um país inteiro para apoiar o sucesso da marca.
Anitta provou muita coisa chegando ao top 1 do mundo. Uma delas: ela é realmente a melhor profissional de branding por aqui.
O Brasil comemora.
*Guta Tolmasquim é especialista em branding e CEO do Purple Metrics, software de métricas de marcas, anteriormente fundou a Brand Gym, atualmente a maior empresa de branding para startups da América Latina.
Fonte: Exame