Dois protótipos de satélites da Amazon foram lançados no espaço na sexta-feira (7), marcando a fase inicial de uma iniciativa da empresa, conhecida como Projeto Kuiper, que busca estabelecer uma constelação de mais de 3 mil satélites de internet em órbita baixa, que poderiam ser concorrentes da Starlink da SpaceX.
O lançamento foi realizado por um foguete Atlas V na Estação da Força Espacial de Cape Canaveral, na Flórida, e resultou na colocação dos satélites em órbita a 500 quilômetros acima da superfície da Terra para uma série de testes.
Os satélites protótipos são as primeiras versões de mais de 3,2 mil unidades que serão implantados através do Projeto Kuiper nos próximos seis anos, sendo que metade deles deve ser lançada até julho de 2026 de acordo com um prazo regulatório.
Com a iniciativa, a empresa de Jeff Bezos pretende fornecer internet via satélite para consumidores individuais e empresas por meio do Kuiper e construirá terminais de consumo a um custo de US$ 400 por unidade, conforme relatado pela Reuters. Levará algum tempo para que o programa atinja a escala do Starlink da SpaceX, que vende terminais de consumo por US$ 599 e tem mais de 4 mil satélites atualmente orbitando a Terra.
A Amazon se comprometeu a investir US$ 10 bilhões no Projeto Kuiper, que tem como objetivo encontrar seu espaço em um mercado lucrativo de internet via satélite que inclui cerca de 4 bilhões de pessoas que precisam de acesso à internet, de acordo com o Washington Post.
Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia do Projeto Kuiper, afirmou em comunicado que sexta-feira marcou “a primeira vez da Amazon colocou satélites no espaço”, um marco alcançado antes que a Blue Origin, a empresa aeroespacial de Jeff Bezos, conseguisse lançar um foguete em órbita.
A Amazon adquiriu 83 lançamentos, a maior compra comercial de lançamentos de foguetes já feita, para complementar os lançamentos planejados do Projeto Kuiper. Vinte e sete lançamentos foram adquiridos da Blue Origin, enquanto o restante veio da Arianespace da França e da United Launch Alliance dos Estados Unidos. Autoridades das empresas fornecedoras de lançamentos esperam atender aos prazos do Kuiper, de acordo com o New York Times.
A Amazon está enfrentando um processo de acionistas que a acusa de não ter realizado a devida diligência ao não considerar a compra de lançamentos mais baratos da SpaceX. Os acionistas alegam que a rivalidade entre Bezos e Musk foi um fator que influenciou a decisão de, em vez disso, comprar da Blue Origin, da Arianespace da França e da United Launch Alliance dos Estados Unidos.
TEXTO: Antonio Pequeño IV