A Amazon anunciou nesta manhã que começará a utilizar inteligência artificial generativa para auxiliar os clientes a compreenderem melhor o que outros consumidores estão dizendo sobre um produto, sem necessariamente precisar ler dezenas de avaliações individuais.

A varejista informou que empregará essa nova tecnologia para fornecer um parágrafo curto de texto diretamente na página de detalhes do produto, destacando os recursos do produto e o sentimento dos clientes mencionados nas avaliações dos consumidores.

Esse trecho de texto poderá ser usado para obter uma compreensão geral dos temas comuns nas avaliações de maneira mais fácil, observou a Amazon.

Avaliações falsas e IA

É certo que os resumos em inteligência artificial serão tão bons quanto os dados que eles absorvem. E a Amazon vem enfrentando problemas há anos com avaliações falsas e enganosas de produtos, incluindo avaliações pagas.

Em 2021, a empresa admitiu que bloqueou 200 milhões de avaliações falsas no ano anterior, por exemplo, além de tentar combater as fontes de avaliações falsas por meio de processos judiciais e outras ações, incluindo processos contra vendedores que compraram avaliações falsas. No ano passado, processou também os administradores de 10.000 grupos do Facebook envolvidos na intermediação de avaliações falsas.

Mais recentemente, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) se envolveu. A organização obrigou um fabricante de suplementos a pagar $600 mil em um caso envolvendo avaliações da Amazon sequestradas — uma situação em que produtos são combinados em uma única listagem para impulsionar as avaliações de um produto com as boas avaliações de outro.

Com as crescentes capacidades da inteligência artificial, as avaliações falsas podem ser ainda mais difíceis de identificar, à medida que a tecnologia avança para parecer mais humana, o que poderia levar a uma nova explosão de avaliações falsas.

Isso tornaria os resumos das avaliações alimentados por inteligência artificial da Amazon menos úteis, caso a empresa não tenha outros mecanismos para impedir avaliações escritas por IA em seu site.

A Amazon abordou a preocupação em torno das avaliações falsas, afirmando que apenas resumirá as avaliações de compras verificadas. Além disso, continua investindo “recursos significativos” para impedir proativamente as avaliações falsas.

ISTO INCLUI MODELOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA QUE ANALISAM MILHARES DE PONTOS DE DADOS PARA DETECTAR RISCOS, INCLUINDO RELAÇÕES COM OUTRAS CONTAS, ATIVIDADE DE LOGIN, HISTÓRICO DE AVALIAÇÕES E OUTRAS INDICAÇÕES DE COMPORTAMENTO INCOMUM, BEM COMO INVESTIGADORES ESPECIALIZADOS QUE UTILIZAM FERRAMENTAS SOFISTICADAS DE DETECÇÃO DE FRAUDES PARA ANALISAR E EVITAR QUE AVALIAÇÕES FALSAS APAREÇAM EM NOSSA LOJA.

Amazon em comunicado

Fonte: Olhar Digital