Os últimos dias têm sido eletrizantes para os alunos do Sesi Escola Cuiabá. As salas e os corredores estão fervilhando de atividades à medida que o Torneio Interno de Robótica (TIR) e a Feira Steam se aproximam. Agendados para sexta-feira (11.10), a partir das 18h30, os eventos celebram a criatividade, inovação e o espírito empreendedor dos estudantes.

A temática Trash Trek – jornada do lixo, que permeou a aprendizagem deste ano na unidade de ensino, estará presente nas missões dos robôs e na feira de empreendedorismo, transformando a noite em um verdadeiro cenário de conscientização sobre o descarte incorreto de resíduos e sustentabilidade.

Lúcio Flávio de Oliveira, do 8º ano do ensino fundamental, conta que a preparação ocorre desde o início do ano e ganhou um ritmo acelerado nas últimas semanas. “Nossa equipe tem bastante qualidade. Estamos treinando diariamente para o TIR e nossa expectativa é que seja divertido. Queremos mostrar às pessoas que elas podem utilizar o lixo para o bem e ainda fazer reciclagem”, diz.

Para a Feira Steam, os alunos vivenciaram meses de aprendizado em disciplinas que integram conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A garotada teve a oportunidade de mergulhar na magia de administrar uma empresa, aguçando suas habilidades e se preparando para a venda de produtos que eles próprios desenvolveram.

Luiza Grossklaus, do 4º ano do ensino fundamental, fez brinquedos, luminárias e carteiras a partir de materiais reutilizáveis, que estarão à venda na feira. Para ela, a experiência foi enriquecedora, fazendo-a refletir sobre o destino do lixo no planeta Terra. “A gente vive no mesmo planeta que o lixo. Então, precisamos entender que, se descartarmos esses resíduos de forma incorreta, para onde eles vão? Para lugar nenhum. Eles vão ficar no planeta, dividindo espaço com a gente. Por isso, temos que reutilizar esse lixo, para vivermos em um lugar mais limpo, cheiroso e organizado”, pontua.

Alessandra Marangoni, gerente da escola, enfatiza a relevância das atividades para o desenvolvimento das crianças e jovens, preparando-os para os desafios da atualidade. “Não se trata apenas de um evento escolar, mas de uma oportunidade de fomentar a cultura empreendedora e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida pessoal e profissional dos alunos.”

TIR

A temporada de robótica no Sesi Escola contou com a participação de 84 equipes ao longo do ano. Depois de diversas seletivas, os seis times com melhor desempenho na temporada vão competir no TIR. Eles vão concorrer ao 1º, 2º e 3º lugar no Champion’s Award da modalidade FIRST Lego League.

Outros 21 times que se destacaram na disputa durante o ano ainda poderão receber os seguintes prêmios da modalidade: 1º e 2º lugar em Design de Robô; 1º e 2º lugar em Projeto de Inovação; 1º e 2º lugar em Core Values; 1º e 2º lugar em Superação; 1º lugar em Equipe Destaque; 1º lugar em Gracious Professionalism; e 1º e 2º lugar em Desempenho na Mesa.

Feira Steam

A Feira Steam deste ano traz muita comida saborosa, que promete conquistar a comunidade escolar. A turminha colocou a mão na massa e ficará à frente de barracas de “Tchá cô Bolo”, com quitutes caseiros e tradicionais; Food Truck, proporcionando refeições doces e salgadas à base de cascas, talos e sementes; palha italiana, além de caldos e temperos naturais. Tudo feito sob a perspectiva da sustentabilidade.

A cultura maker, que norteia a metodologia de ensino na unidade e incentiva os alunos a serem protagonistas de todo o processo de aprendizagem, também estará estampada nas barracas com invenções baseadas em tecnologia e inovação. Os alunos se empenham para o sucesso na venda de ervas naturais, trazendo essências e produtos aromatizantes que promovem saúde e bem-estar; brinquedos criativos e ecológicos, desenvolvidos pelos discentes a partir de materiais recicláveis, como papelão e garrafas PET, além da comercialização de artesanatos, também confeccionados com materiais reciclados.

Ainda na feira de empreendedorismo, os estudantes apresentarão a prática pedagógica com a abordagem STEAM em suas aulas.

Texto: Fernanda Nazário

Foto: Divulgação